Variante offroad do mítico desportivo que fez a sua história também nas pistas de alcatrão, o novíssimo Porsche 911 Dakar consegue ser, sem dúvida, o veículo perfeito para conhecer um Nürburgring... diferente. E que, acredite, mesmo apenas através de um simples vídeo, vai gostar de conhecer!
O feito não é nosso, mas, sim, dos nossos colegas da publicação alemã Sport Auto, a quem nós aqui deixamos, desde já, a merecida vénia. Desde logo, pela forma imaginativa como decidiram encarar um dos mais icónicos circuitos para o automobilismo de velocidade, embora e neste caso, por bermas e caminhos habitualmente ignorados.
A justificar esta abordagem, levada a cabo por Christian Gebhardt, colaborador da Sport Auto e já um habitué em Nürburgring, ao volante dos mais diferentes carros, surgia, contudo, o facto do alemão ter nas mãos uma das novas e mais aventureiras variantes do Porsche 911, de nome Dakar. Cuja abordagem, como a própria escolha do próprio indica, vai muito para além do liso alcatrão, mas abarca, igualmente e graças a atributos como a maior altura ao solo os os pneus de terra, trajectos e pisos mais... agrestes.
Assim e mesmo sem nunca se afastar verdadeiramente do traçado da histórica pista alemã, Gebhardt e o 911 Dakar atiraram-se a tudo o que são superfícies de terra, escapatórias e até caminhos secundários, que se encontram junto à pista, mostrando-nos, dessa forma, não apenas as aptidões do desportivo offroad alemão, mas também um Nürburgring diferente e, até bem pouco, quase nada conhecido da maioria dos espectadores.
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De resto e para que não existam dúvidas, de que esta não pretendeu ser uma análise feita segundo as condições ditas normais, o próprio Christian Gebhardt faz questão de frisar, logo no início do vídeo, de que "este não é o clássico Superteste" que a Sport Auto tem por hábito fazer. Ainda que e segundo conseguimos perceber no vídeo, em momento algum, o alemão deixe a ideia de levantar o pé do acelerador e encarar de forma mais leve ou descontraída, esta invulgar volta a Nürburging.
Aliás, a confirmá-lo, os 7:39,40 minutos feitos pelo piloto no final do desafio, tempo que, não sendo propriamente uma referência (o elétrico Taycan, por exemplo, fez uma volta em 7:33,3... só pelo alcatrão), não esconde que, mesmo por terra e um terrenos acidentados, o objectivo foi só um: sempre a abrir!...
Não acredita? Então, veja o vídeo!...