Ao volante do Porsche 911 Dakar. E que tal conhecer um outro Nürburgring?

Versão offroad do desportivo Porsche 911, o Dakar consegue ser o veículo perfeito para conhecer um Nürburgring... diferente. Veja o vídeo!

Variante offroad do mítico desportivo que fez a sua história também nas pistas de alcatrão, o novíssimo Porsche 911 Dakar consegue ser, sem dúvida, o veículo perfeito para conhecer um Nürburgring... diferente. E que, acredite, mesmo apenas através de um simples vídeo, vai gostar de conhecer!

O feito não é nosso, mas, sim, dos nossos colegas da publicação alemã Sport Auto, a quem nós aqui deixamos, desde já, a merecida vénia. Desde logo, pela forma imaginativa como decidiram encarar um dos mais icónicos circuitos para o automobilismo de velocidade, embora e neste caso, por bermas e caminhos habitualmente ignorados.

A justificar esta abordagem, levada a cabo por Christian Gebhardt, colaborador da Sport Auto e já um habitué em Nürburgring, ao volante dos mais diferentes carros, surgia, contudo, o facto do alemão ter nas mãos uma das novas e mais aventureiras variantes do Porsche 911, de nome Dakar. Cuja abordagem, como a própria escolha do próprio indica, vai muito para além do liso alcatrão, mas abarca, igualmente e graças a atributos como a maior altura ao solo os os pneus de terra, trajectos e pisos mais... agrestes.

Assim e mesmo sem nunca se afastar verdadeiramente do traçado da histórica pista alemã, Gebhardt e o 911 Dakar atiraram-se a tudo o que são superfícies de terra, escapatórias e até caminhos secundários, que se encontram junto à pista, mostrando-nos, dessa forma, não apenas as aptidões do desportivo offroad alemão, mas também um Nürburgring diferente e, até bem pouco, quase nada conhecido da maioria dos espectadores.

LEIA TAMBÉM
Porsche 911 Dakar apresentado com a altura de um SUV e a potência do GTS

De resto e para que não existam dúvidas, de que esta não pretendeu ser uma análise feita segundo as condições ditas normais, o próprio Christian Gebhardt faz questão de frisar, logo no início do vídeo, de que "este não é o clássico Superteste" que a Sport Auto tem por hábito fazer. Ainda que e segundo conseguimos perceber no vídeo, em momento algum, o alemão deixe a ideia de levantar o pé do acelerador e encarar de forma mais leve ou descontraída, esta invulgar volta a Nürburging.

Aliás, a confirmá-lo, os 7:39,40 minutos feitos pelo piloto no final do desafio, tempo que, não sendo propriamente uma referência (o elétrico Taycan, por exemplo, fez uma volta em 7:33,3... só pelo alcatrão), não esconde que, mesmo por terra e um terrenos acidentados, o objectivo foi só um: sempre a abrir!...

Não acredita? Então, veja o vídeo!...

https://youtu.be/jXU7qWWH0c0?si=a7F8OD2bvtwUYtMX