Depois de várias notícias nesse sentido, a Porsche acaba de confirmar, de forma oficial, o lançamento de uma variante mais aventureira do seu mais icónico desportivo, o 911, a qual envergará a designação de "Dakar". Proposta que será também uma homenagem ao 953 que venceu a mais emblemática prova de todo-o-terreno e cuja apresentação fica, desde já, agendada: dia 16 de novembro de 2022.
Numa altura em que celebra 38 anos sobre a vitória no Rally Paris-Dakar com um 953 especialmente preparado para o efeito e com a dupla René Metge e Dominique Lemoyne aos comandos, a Porsche faz, assim, renascer uma versão do incontornável 911 que ficou para sempre na memória, quer dos fãs da marca, quer dos apaixonados por aquele que já considerado "o maior rali do mundo".
Numa altura em que a Lamborghini se prepara para fazer jogada idêntica, lançando uma última e invulgar versão do Hurracán, a que decidiu dar o nome de Sterrato, a Porsche revela que o seu 911 mais aventureiro, baseado na atual geração 992, adoptará, no nome, a designação 'Dakar'. Ficando, desde já, com a apresentação agendada para a próxima semana e, mais precisamente, para o dia 16 de novembro de 2022.
Ainda sobre o modelo, que devido ao seu posicionamento contará, certamente e desde logo, com tracção integral permanente, o fabricante de Zuffenhausen revela que, os protótipos que ajudaram à sua conclusão, cumpriram mais de 5.000 quilómetros, 10.000 dos quais nos mais diferentes tipos de piso fora do asfalto.
LEIA TAMBÉM
Para recordar. Porsche mais vitorioso regressa à pista nos 40 anos do Grupo C
Segundo a Porsche, ao longo do processo de desenvolvimento, os veículos foram colocados à prova não somente na pista de testes de Château de Lastours, como nos gélidos traçados de Arjeplog, na Suécia. Sendo que, presente nestes últimos, esteve o antigo piloto de ralis e atual embaixador da Porsche, Walter Röhrl, o qual contribuiu com os seus inputs para o evoluir do 911 Dakar.
Além destes dois locais, os protótipos foram, ainda, submetidos às areias do Dubai e de Marrocos, onde as temperaturas chegaram a tocar os 45 graus centígrados, enquanto subiam dunas com 50 metros de altura. Algo só possível porque o modelo conta não só com pneus feitos à medida, como também um sistema de ABS recalibrado e, entre outras faculdades, capaz de garantir uma melhor travagem em gravilha.
Curioso para saber mais?... Deixe lá, já falta menos de uma semana para este invulgar Porsche 911 Dakar ser totalmente desvendado!
[https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2022/11/Porsche911DakarPrototipos2022Galeria_neve.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2022/11/Porsche911DakarPrototipos2022Galeria_traslateralareia.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2022/11/Porsche911DakarPrototipos2022Galeria_fteterra.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2022/11/Porsche911DakarPrototipos2022Galeria_frteneve.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2022/11/Porsche911DakarPrototipos2022Galeria_curvarterra.jpg]