Porsche 911 Dakar apresentado com a altura de um SUV e a potência do GTS

A Porsche acaba de apresentar, no Salão de Los Angeles, EUA, o 911 Dakar, edição especial e limitada de homenagem ao 953 que venceu o Dakar.

Numa altura em que a Lamborghini dá a conhecer o Huracán Sterrato, a Porsche responde com a apresentação, no Salão Automóvel de Los Angeles, com o 911 Dakar, edição limitada de homenagem ao 953 que venceu o Dakar. Neste caso, marcada por uma maior altura ao solo, mas também pela mesma potência de propostas como o Carrera 4 GTS.

Decorado com as emblemáticas cores do histórico 953 que, há cerca de 38 anos, venceu o Rali Paris-Dakar e que, de resto, procura homenagear, o novo Porsche 911 Dakar começa por se destacar pela invulgar distância ao solo, idêntica à exibida por muitos SUV e crossovers.

Na base desta mais-valia, está não somente a uma suspensão que, por si só, garante um aumento na altura, face ao 911 Carrera, de 50 mm, mas também a um sistema elétrico que eleva a carroçaria, adicionando mais 30 mm sempre que necessário. Ou seja e com o carro na maior altura possível, um total de 80 mm mais que, por exemplo, no Carrera.

Mais imagens abaixo

O Porsche 911 Dakar lado-a-lado com o 953 a que presta homenagem
O Porsche 911 Dakar lado-a-lado com o 953 a que presta homenagem

Referir, ainda, que este sistema elevatório pode ser ativado quando a velocidades até 170 km/h, marca a partir da qual o próprio carro baixa a carroçaria, também como forma de facilitar a obtenção de uma velocidade máxima que surge fixada nos 240 km/h. Sendo que, esta limitação tem a ver, também, com a presença de uns pneus Pirelli Scorpion, de medidas 245/45 R 19 à frente e 295/40 R 20 atrás, feitos à medida para o modelo e com o objectivo de ajudar às prestações, não somente no todo-o-terreno, como também no alcatrão.

LEIA TAMBÉM
Dia 16 de novembro. Porsche 911 Dakar já tem nome… e data de apresentação

Aliás e para os condutores que procurem uma utilização mais direccionada, a Porsche disponibiliza, através da lista de opcionais, pneus centrados na performance em alcatrão, para o verão, além de pneus especificamente para a neve.

Com a mesma potência do 911 GTS

De resto, vale a pena dizer que não faltam a este 911 Dakar argumentos capazes de garantir velocidades e prestações de verdadeiro desportivo, a começar pelo seis cilindros 3.0 biurbo com 480 cv - a mesma potência do 911 GTS - e 570 Nm, acompanhado de uma transmissão PDK de oito velocidades. Soluções que, acrescidas de um sistema Launch Control configurado à medida (permite, por exemplo, que as rodas patinem até 20 por cento, como forma de garantir maior eficácia)  garantem, entre outros feitos, uma capacidade de aceleração dos 0 aos 100 km em não mais que 3,4 segundos.

[https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2022/11/Porsche911DakarAprsEUA2022_header.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2022/11/Porsche911DakarAprsEUA2022_destaque.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2022/11/Porsche911DakarAprsEUA2022_header1420x500.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2022/11/Porsche911DakarAprs2022Galeria_lateral.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2022/11/Porsche911DakarAprs2022Galeria_trasandar.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2022/11/Porsche911DakarAprs2022Galeria_numero.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2022/11/Porsche911DakarAprs2022Galeria_logotipo.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2022/11/Porsche911DakarAprs2022Galeria_suportetejadilho.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2022/11/Porsche911DakarAprs2022Galeria_traseira.jpg]

A juntar ao "poder de fogo", um sistema de modos de condução, com duas novas opções, Off-Road e Rallye, com a primeira a destinar-se a uma utilização em terrenos mais acidentados e que, por isso, coloca automaticamente o 911 Dakar com a maior altura ao solo possível, enquanto a segunda surge mais vocacionada para pisos de menor tracção, privilegiando a tracção traseira como forma de proporcionar ainda maior divertimento ao volante.

Depois e já com o apoio do conhecido sistema Porsche Dynamic Chassis, assim como de um sistema de rodas traseiras direccionais, a garantia de uma eficácia elevada, mesmo quando por superfícies mais soltas, aproveitando, igualmente, a aplicação dos mesmos apoios de motor do 911 GT3. Modelo que, acrescente-se, garante ainda o capot CFRP ao 911 Dakar, o qual ostenta também um spoiler traseiro fixo.

No entanto e para aqueles que procuram, não prestações, mas utilização mais versátil no fora de estrada, o Porsche 911 Dakar também pode ser equipado com uma tenda de tejadilho e um cesto de carga com capacidade para até 41 kg, a acrescentar aos pára-lamas mais largos, protecções em aço inoxidável e gancho de reboque em alumínio na cor vermelha. Tudo, para dar aquela imagem "à Dakar".

O Porsche 911 Dakar ostenta o mesmo seis cilindros 3.0 biturbo com 480 cv do 911 GTS
O Porsche 911 Dakar ostenta o mesmo seis cilindros 3.0 biturbo com 480 cv do 911 GTS

Mas se, ainda assim, o pacote não for suficiente, a Porsche tem disponível um Rallye Design Package, com um preço de 26.937€, e do qual faz parte não somente um acabamento exterior em dois tons, como a aplicação de um número que pode ir de 1 a 999. Isto, apesar da marca alemã ter já anunciado que, desta edição limitada, serão feitos um total de 2.500 unidades... para todo o mundo.

A partir de 215 mil euros... e relógio a condizer

Com tantos e tão bons argumentos, seria já de esperar que esta nova edição especial do icónico desportivo não saísse propriamente barata, com o fabricante de Zuffenhausen a fixar, desde já, um preço de 264.041 Euros. Isto, para o mercado português, onde já pode ser encomendado, mas onde só deverá começar a chegar durante a primavera de 2023.

Por outro lado e no caso de ter mais alguns "trocos" para gastar, saiba que, ao comprar este 911 Dakar, também vai poder encomendar um de dois relógios exclusivos criados pela marca, especificamente para acompanhar este modelo: o Porsche Design Chronograph 1 - 911 Dakar ou o Cronograph 1 - 911 Dakar Rallye Design Edition. Qualquer um deles, concebidos de forma a serem particularmente resistentes aos riscos, graças a uma carcaça feita em carboneto de titânio.

https://youtu.be/MUNhZbxGayg