Porsche vendeu quase tantos 911 como Panamera e 718 em 2023

As vendas do Porsche 911 aumentaram 24& em 2023 e o seu volume aproxima-se muito dos números combinados dos modelos Panamera e 718.

As vendas do Porsche 911 aumentaram 24% em 2023 e o seu volume aproxima-se muito dos números combinados dos modelos Panamera e 718. Um registo impressionante para um modelo que vai ser renovado já este ano. Relativamente aos modelos mais vendidos pela marca alemã, estes continuam a ser o Cayenne e o Macan.

Os SUV podem ser o ganha pão da Porsche nos dias que correm, mas o 911 ainda está no coração do seu negócio, já que o volume de vendas ainda é significativo.

Os resultados relativos a 2023 revelam que a Porsche entregou 320 221 unidades no ano passado, o que representa um crescimento de 3% face a 2022. O Cayenne continua a ter a fatia de leão das vendas, com 87 553 veículos entregues (uma diminuição de 8% que em parte se deveu à introdução de uma alteração na gama), enquanto o Macan ficou pouco atrás com 87 355 unidades.

Mas as vendas do eterno 911 ainda atingiram as 50 146 unidades, valor impressionante atendendo que se trata de um carro desportivo. E apesar de ser prático pelos padrões dos veículos do segmento está longe de ser tão funcional como o Cayenne ou o Macan para  o dia-a-dia, sugerindo que as pessoas o compram como mais um carro para o prazer de condução. Além disso também é mais caro do que a maioria dos SUV, mesmo na versão de entrada. 

Ainda mais impressionante é o facto de as vendas do 911 terem aumentado 24% em 2023 face ao ano anterior e apesar da atual geração 992 estar a chegar ao fim da sua vida. A Porsche vai apresentar uma atualização deste modelo, denominada 992.2, ainda este ano.   

América do Norte é o primeiro mercado

Os constrangimentos na cadeia de abastecimento verificados no ano passado tiveram impacto nas vendas do elétrico que mesmo assim ainda cresceram 17%, mas o volume de 40 629 unidades ainda está distante do 911.

As vendas do Panamera, que vai ser renovado este ano, chegaram às 34 020 unidades, mas o 718 Boxster e o Cayman não foram além das 20 518 unidades, que, não obstante, representa um crescimento de 13% face a 2022. Resta ver qual será o impacto dos novos Macan e 718 elétricos nas vendas da Porsche em 2024 e 2025.

LEIA TAMBÉM
Coisas de elétricos! União Europeia chumba nova sonoridade da Porsche

Por regiões, as vendas aumentaram em todo o lado, especialmente nos mercados emergentes, com uma subida de 16%. A exceção foi a China, onde diminuíram 15% para 79 238 unidades. Como consequência, a América do Norte, com 86 059 unidades comercializadas, tornou-se o maior mercado da Porsche.

As vendas do Porsche 911 aumentaram 24% em 2023 e o seu volume aproxima-se muito dos números combinados dos modelos Panamera e 718. Um registo impressionante para um modelo que vai ser renovado já este ano. Relativamente aos modelos mais vendidos pela marca alemã, estes continuam a ser o Cayenne e o Macan.

Os SUV podem ser o ganha pão da Porsche nos dias que correm, mas o 911 ainda está no coração do seu negócio, já que o volume de vendas ainda é significativo.

Os resultados relativos a 2023 revelam que a Porsche entregou 320 221 unidades no ano passado, o que representa um crescimento de 3% face a 2022. O Cayenne continua a ter a fatia de leão das vendas, com 87 553 veículos entregues (uma diminuição de 8% que em parte se deveu à introdução de uma alteração na gama), enquanto o Macan ficou pouco atrás com 87 355 unidades.

Mas as vendas do eterno 911 ainda atingiram as 50 146 unidades, valor impressionante atendendo que se trata de um carro desportivo. E apesar de ser prático pelos padrões dos veículos do segmento está longe de ser tão funcional como o Cayenne ou o Macan para  o dia-a-dia, sugerindo que as pessoas o compram como mais um carro para o prazer de condução. Além disso também é mais caro do que a maioria dos SUV, mesmo na versão de entrada. 

Ainda mais impressionante é o facto de as vendas do 911 terem aumentado 24% em 2023 face ao ano anterior e apesar da atual geração 992 estar a chegar ao fim da sua vida. A Porsche vai apresentar uma atualização deste modelo, denominada 992.2, ainda este ano.   

América do Norte é o primeiro mercado

Os constrangimentos na cadeia de abastecimento verificados no ano passado tiveram impacto nas vendas do elétrico que mesmo assim ainda cresceram 17%, mas o volume de 40 629 unidades ainda está distante do 911.

As vendas do Panamera, que vai ser renovado este ano, chegaram às 34 020 unidades, mas o 718 Boxster e o Cayman não foram além das 20 518 unidades, que, não obstante, representa um crescimento de 13% face a 2022. Resta ver qual será o impacto dos novos Macan e 718 elétricos nas vendas da Porsche em 2024 e 2025.

LEIA TAMBÉM
Coisas de elétricos! União Europeia chumba nova sonoridade da Porsche

Por regiões, as vendas aumentaram em todo o lado, especialmente nos mercados emergentes, com uma subida de 16%. A exceção foi a China, onde diminuíram 15% para 79 238 unidades. Como consequência, a América do Norte, com 86 059 unidades comercializadas, tornou-se o maior mercado da Porsche.