Híbrido, talvez. Porsche garante que 911 não se tornará 100% elétrico

A Porsche garante que, vai ser preciso muito tempo, para que o 911 possa vir a adimitir tornar-se 100% elétrico. Garantia de CEO.

Numa altura em que o Veículo Elétrico parece querer conquistar o mercado, ainda existem modelos, como é o caso do icónico Porsche 911, que se recusam a ceder e abandonar os motores de combustão, tornando-se 100% elétricos. Sendo que, no caso da marca de Zuffenhausen, a certeza vem do próprio CEO, Oliver Blume.

Embora, hoje em dia, já com propostas eletrificadas na sua gama, das quais o Taycan, o único modelo 100% elétrico, é mesmo o de maior sucesso, a verdade é que, nem mesmo esse facto incontornável, parece fazer a Porsche mudar o rumo já delineado.

A garantia surge, de resto, pela voz do principal responsável da marca de desportivos de Zuffenhausen, Oliver Blume, que, numa videoconferência, deixou a certeza, segundo noticia a Automotive News Europe, de que, modelos como o icónico 911, não abandonarão os motores de combustão, para a adoptarem a propulsão elétrica.

Oliver Blume, CEO da Porsche

"Deixem-me ser bem claro, ao afirmar que, o nosso ícone, o 911, irá continuar com motores de combustão, por muito tempo ainda", sentenciou, defendendo que "o 911 é o conceito de automóvel feito para utilizar motores de combustão. Não seria útil combiná-lo com a Mobilidade Elétrica. Aliás, nós acreditamos no conceito de automóveis projectados especificamente para a Mobilidade Elétrica".

LEIA TAMBÉM
Novo Porsche 911 GT chega em janeiro

Porque é um 911...

A posição agora manifestada por Oliver Blume vem, no entanto, contrariar aquilo que chegou a ser afirmado, há cerca de ano, pelo presidente e CEO da Porsche North America, Klaus Zellmer, durante a conferência da agência noticiosa Bloomberg.  

De resto, a sentença agora proferida pelo CEO da Porsche, também pode ser vista como uma espécie de afirmação da diferenciação que o 911 significa, mesmo numa marca que, segundo afirmou já o próprio Oliver Blume, deverá chegar a 2025 com os modelos eletrificados - sejam eles híbridos plug-in ou 100% elétricos - a representarem metade das vendas do construtor.

Porsche 911 Turbo

Ainda assim e embora, hoje em dia, os recordes de vendas, na Porsche, sejam batidos, sim, por propostas como os SUV Macan e Cayenne, além do 100% elétrico Taycan, é preciso não esquecer o objecto de culto em que o 911 se tornou. Facto demonstrado também nas vendas, com o modelo, lançado pela primeira vez em 1964, contar já, ao longo de oito gerações e um sem-número de variantes, com mais de 1,1 milhões de unidades vendidas.

Híbrido?

Já quanto à possibilidade do 911 poder vir a contar com uma motorização híbrida, Oliver Blume reconhece que, "existem algumas boas ideias, para o futuro do 911, que passam, efectivamente, por uma espécie de hibridização, uma solução híbrida muito focada na performance, em que é utilizado, por exemplo, um sistema de 400V, no nosso motor elétrico". Reconhecendo que "essa será, mais ou menos, a nossa ideia, relativamente ao futuro do 911".

Aliás, a Porsche anunciou já o compromisso de investir 15 mil milhões de euros na Mobilidade Elétrica, produção sustentável, e digitalização, ao longo dos próximos cinco anos, relembra Blume. Isto, ao mesmo tempo que procura parceiros para desenvolver combustíveis sintéticos, também conhecidos como 'e-fuel', os quais usam fontes de energia 100% renováveis. "Debater o fim dos motores de combustão, não é a abordagem correcta", defende Blume. "Nós estamos a avançar nos dois campos [Mobilidade Elétrica e e-Fuel], com vista a reduzir as emissões de CO2".