A Porsche acaba de dar a conhecer as novas versões GTS do 718 Cayman e Boxster, as quais apresentam uma importante novidade – até aqui impulsionado por um quatro cilindros 2,5 litros de 366 cv, estas versões passam a utilizar, a partir de agora, um Boxer seis cilindros 4,0 litros, a debitar 400 cv!
Até aqui proposto apenas nas variantes GT4, tanto do 718 Spyder, como do 718 Cayman, este seis cilindros boxer, quatro litros de cilindrada e 400 cv de potência, é conjugado, de fábrica, com caixa manual de seis velocidades e sistema de escape desportivo.
Ainda sobre este boxer, caracteriza-se por uma maior eficiência energética, resultado da presença de um controlo adaptativo dos cilindros, que desliga alternadamente cada uma das duas bancadas de cilindros, em situações de carga reduzida. Sendo que, a esta tecnologia, junta-se ainda um sistema de injeção direta de combustível com injetores piezo, além da admissão variável.
Aceleração: 4,5s dos 0 aos 100 km/h
Graças a todos estes atributos, os novos Porsche 718 Cayman e 718 Boxster GTS conseguem anunciar uma capacidade de aceleração dos 0 aos 100 km/h em apenas 4,5s, terminando numa velocidade máxima de 293 km/h.
Refira-se ainda que as duas versões GTS passam a dispor, igualmente e de série, de suspensão desportiva Porsche Active Suspension Management (PASM), 20 milímetros mais baixa, e Porsche Torque Vectoring (PTV), com diferencial autoblocante traseiro mecânico. Sendo que, a inclusão do pacote Sport Chrono com a atualizada Porsche Track Precision App, ambos oferecidos de série, ajuda a acentuar a faceta desportiva dos dois modelos.
Na ligação ao solo, jantes de 20" com acabamento em preto acetinado, e revestidas por pneus de elevada performance - 235/35 ZR 20 à frente 265/35 ZR 20 atrás. Sendo que, a acompanhar esta escolha de rodas, discos de travão perfurados e pinças em vermelho.
Tanto o Porsche 718 Cayman GTS, como o 718 Boxster GTS , podem receber, igualmente, o opcional sistema de travagem Porsche Ceramic Composite Brake (PCCB).
Renovação também na estética
Em termos estéticos, os novos GTS recebem vários pormenores contrastantes em preto, aplicados no lábio do spoiler, nas entradas dar em preto do para-choques dianteiro Sport Design, na cobertura dos faróis de nevoeiro dianteiros, nos farolins traseiros e no redesenhado para-choques traseiro.
Já no interior do habitáculo, Alcantara escura a revestir os bancos desportivos Plus oferecidos de série, assim como no aro do volante, na consola central, na alavanca da caixa de velocidades e apoios de braço das portas. Sendo que, no caso específico do Cayman GTS 4.0, a Alcantara é também o revestimento dos pilares A e tejadilho.
Porsche Communication Management de série
Em termos de equipamento, os dois modelos 718 GTS 4.0 incluem, de série, o Porsche Communication Management (PCM) com ecrã tátil de alta definição e sete polegadas.
Opcionalmente, é também possível instalar módulo de navegação online com informação de tráfego em tempo real, o controlo por voz e o Porsche Connect, além dos sistemas de som BOSE Surround ou Burmester High-End Surround.
A partir de 120.284 Euros
Ambos com data prevista de chegada a Portugal para o próximo mês de Março, o Porsche 718 Cayman GTS 4.0 estará disponível com preços a partir de €120.284, ao passo que o Porsche 718 Boxster GTS 4.0 começará nos €122.375.