Porsche 718 GT4 Clubsport (tipo 982) - O motor certo (vídeo)

A ntecipando uma versão de estrada que há-de aparecer no final deste ano, o novo Porsche 718 Cayman GT4 Clubsport rejeita o motor de quatro cilindros com turbo dos restantes Cayman para manter o bloco atmosférico de 3.8 litros e seis cilindros opostos da gama anterior. É também seguro que a versão de estrada do GT4 receberá este mesmo motor.

A Porsche sabe bem do que os entusiastas gostam e por isso manteve o motor de seis cilindros no novo Cayman GT4 Clubsport

A ntecipando uma versão de estrada que há-de aparecer no final deste ano, o novo Porsche 718 Cayman GT4 Clubsport rejeita o motor de quatro cilindros com turbo dos restantes Cayman para manter o bloco atmosférico de 3.8 litros e seis cilindros opostos da gama anterior. É também seguro que a versão de estrada do GT4 receberá este mesmo motor.

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Tudo isto é música para os ouvidos dos entusiastas, sendo alguns deles os próximos utilizadores desta versão de competição com especificações Clubsport, destinada às equipas.

Debita 425 cv de potência, ou seja, mais 40 cv que o GT4 Clubsport anterior, quase todos ganhos às custas de um novo coletor de admissão, e recorre a uma caixa de seis velocidades com dupla embraiagem (PDK), associada a um autoblocante traseiro do tipo mecânico.

https://youtu.be/40u4SXYHjAE

Entre outros atributos capazes de fazer crescer água na boca de qualquer fã do automobilismo está uma estreia técnica: a utilização, inédita num carro de produção para competição, de componentes da carroçaria em materiais compósitos de fibra natural. Tão leve, que o GT4 Clubsport passa a acusar menos 130 kg na balança que o Cayman GTS.

A suspensão provém do 911 GT3 Cup, tal como os discos dos travões de competição em aço de 380 mm.

O diferencial de peso acima referido resulta também do despido habitáculo, apenas com um banco de competição com arnês de seis fixações e sem quaisquer mordomias. O volante de competição é de desencaixe rápido, o depósito de combustível pode estar preparado para corridas de resistência e o carro pode incluir macaco pneumático integrado.

A Porsche anuncia ainda que o GT4 Clubsport fica disponível, pela primeira vez na sua história de quatro anos de existência, em duas versões diferentes: a versão "Trackday" destinada a pilotos amadores ambiciosos em provas de caráter privado, e a versão "Competiton", já apontada às competições de âmbito nacional e internacional.

A versão de acesso "Trackday" custa 134 mil euros antes de impostos e está equipada com amortecedores de afinação fixa, enquanto a eletrónica de assistência (ABS, ESC e controlo de tração) está programada para uma intervenção mais corretiva e "desculpadora" de erros de pilotagem, embora possa ser desligada. Já inclui uma escotilha de emergência no tejadilho, um extintor e um depósito de combustível de 80 litros.

A versão "Competition" inclui, como seria de esperar, um conjunto de soluções orientadas para as corridas a sério. Os amortecedores podem ser afinados em três níveis, o depósito de combustível tem a capacidade alargada aos 115 litros para poder satisfazer provas de maior duração e o sistema de travagem recebe um dispositivo de distribuição que permite regular de forma infinita a sua atuação entre o eixo dianteiro e traseiro.

Para assegurar paragens rápidas na boxe o carro está equipado com macaco pneumático e, para acelerar as eventuais trocas de piloto, o volante de competição multifunções é o mesmo do 911 GT3 R, em CFRP, com sistema de desencaixe rápido e vários comandos de afinação para adaptar o carro às necessidades pontuais de cada piloto e em cada fase da corrida. O sistema de extinção de incêndio passa a ser automático e, no final, o pacote completo fica por 157 mil euros (mais impostos locais).

Na tentativa de consolidar a sua imagem de sustentabilidade, a Porsche aplica os referidos materiais compósitos de origem natural em vários painéis. É o caso das portas e da asa traseira, feitas de uma espécie de fibra orgânica mista, desenvolvida a partir de subprodutos agrícolas como o linho e outras ervas. A marca garante que este material assegura o mesmo tipo de propriedades que a fibra de carbono no que diz respeito ao peso e à rigidez. A estrutura é feita de um misto de alumínio e aço, com arco de segurança soldado e certificado pela FIA. Tanto o capô dianteiro como o traseiro têm fixações rápidas, mas as jantes são de cinco porcas.

As primeiras entregas iniciam-se já em fevereiro e a Porsche disponibiliza o carro na cor exterior branca, com pintura de base aquosa e o interior também em branco. É só escolher...

e encomendar.

Porsche 718 GT4 Clubsport (tipo 982)

Preço: 134 000 € antes de impostos (Trackday)

Motor: 3800 cc; 6 cil. boxer; 425 cv/7500 rpm

Binário: 425 Nm/6600 rpm

Peso: 1320 kg

Comp.Larg.Alt: 4,46/1,78/1,24 m

Transmissão: Traseira; PDK 6 vel. Autoblocante

Travões: Discos em aço de 380 mm

Artigo publicado na Revista Turbo 449, de fevereiro de 2019. Descubra os nosso ensaios, todos os meses na banca e também na nossa edição online