Com o Taycan a bater recordes de vendas, a Porsche pondera, agora, a possibilidade de também os seus modelos de entrada, 718 Cayman e 718 Boxster, poderem vir a tornar-se elétricos ou eletrificados. Até, porque, garantem as últimas notícias, está já decidida a sua continuidade na oferta da marca.
A notícia, sobre a possibilidade do 718 poder vir a tornar-se elétrico, foi divulgada pela britânica Evo, e na sequência da garantia, obtida junto da Porsche, de que, tanto o Boxster, como o Cayman, vão conhecer nova geração.
Prestes a entrar no seu nono ano de produção, as últimas notícias apontavam para que próxima geração da família 718 viesse a adoptar a mesma plataforma MMB (Modular Mid-Engined Plataform). A qual, acrescente-se, serve de base à presente geração 992 do icónico Porsche 911.
No entanto e embora tenha sido pensada para acoplar igualmente motorizações híbridas, a possibilidade do 718 vir a mudar para motorização 100% elétricas, poderá exigir alterações profundas nesta plataforma.
Ao mesmo tempo, a aposta declarada que a Porsche tem feito em novas plataformas, feitas à medida, para os seus modelos elétricos, como é o caso da arquitectura J1 que serve de base ao Taycan, ou a nova plataforma PPE que será introduzida com o sucessor 100% elétrico do Macan, poderá também levar a pensar que a "conversão" do 718 ao electrão, talvez não esteja assim tão próximo quanto isso. Até porque, embora a MMB esteja preparada para a hibridização, é preciso ainda pensar onde acomodar o conjunto de baterias necessárias a um elétrico.
LEIA TAMBÉM
São 25 anos. Porsche Boxster festeja aniversário com edição limitada 25 Years
Ainda assim, é preciso não esquecer que, tanto a MMB, como a J1, partilham os sub-chassis dianteiros, eixos e sistemas de direcção. O que torna mais realística a possibilidade da Porsche optar pela solução híbrida, no futuro 718, do que por um elétrico puro, a exigir uma plataforma totalmente nova.
Aliás, mais do que as questões técnicas, a decisão quanto à passagem dos futuros 718 Boxster e Cayman a propostas exclusivamente elétricas, dependerá, sim, da procura. Isto, porque o mercados dos desportivos tradicionais tem vindo a registar uma forte contracção, nalguns casos, em detrimento de propostas elétricas de elevada potência.
Entretanto e segundo também avança a Evo, confirmada parece estar a intenção, da parte da Porsche, de tomar uma decisão final sobre o futuro do 718, durante o próximo verão. Embora e garante também a publicação, já não existam dúvidas quanto à continuação do modelo no line-up da marca de Züffenhausen.