É o adeus. Porsche confirma que 718 já faz parte do passado na Europa

A Porsche acaba de confirmar o desaparecimento da atual família 718 a gasolina, tanto na variante Bosxter, como Cayman, na Europa.

Depois das notícias que dão conta de uma possível transformação em elétrico, eis que a Porsche acaba de confirmar o desaparecimento da atual família 718 a gasolina, tanto na variante Bosxter, como Cayman, na Europa. Onde, a partir de agora, só será possível de encomendar, nalgumas versões mais exclusivas… e caras.

A confirmação do fim do 718 no espaço europeu foi dada à Motor1, através de um mail enviado pelo porta-voz para a gama em causa, no qual Oliver Hilger revela que, tanto o coupé (Cayman), como o descapotável (Boxster), já não estão à venda.

Ainda segundo a mesma fonte, na base da decisão estarão os novos regulamentos europeus, relacionados com a segurança cibernética, cuja entrada em vigor está já prevista para o próximo mês de julho de 2024. Altura em que deixará de ser possível registar automóveis, nos mercados da União Europeia, sem que estes cumpram determinados pressupostos, neste domínio.

Aqui numa edição especial mais... decorativa, Porsche Cayman e Boxster já deixaram a Europa. A partir de agora, é aproveitar o que ainda existe em stock!
Aqui numa edição especial mais... decorativa, Porsche Cayman e Boxster já deixaram a Europa. A partir de agora, é aproveitar o que ainda existe em stock!

No caso do desportivo de entrada de gama da Porsche, o problema reside na arquitectura elétrica utilizada no modelo e que não consegue cumprir com as novas exigências em termos de segurança cibernética.

Colocada perante esta situação, a marca de Zuffenhausen fez as contas e chegou à conclusão que, adaptar o Boxster e o Cayman às novas exigências exigiria um investimento correspondente a cerca de metade do custo de desenvolvimento de um carro novo. O que acabou tornando qualquer possibilidade de atualização financeiramente inviável.

LEIA TAMBÉM
Com o futuro garantido. Porsche 718 pode tornar-se elétrico

Recorde-se que a atual quarta geração do 718 é já um produto antigo, depois ter iniciado comercialização em 2016, com o nome de código interno de '982'.

Haver, há... mais exclusivo

Quanto aos clientes que ainda sonhem com 718 Boxster ou Cayman, ainda poderão concretizar essa ambição, com a limitação resultante do facto de, não poderem configurar um carro, mas terem de escolher de entre aquilo que ainda existe em stock.

Mais do que isso, só mesmo optar por uma versão especial, limitada, mas também mais cara, como é o caso do Cayman GT4 RS ou do Boxster RS Spyder, versões que a Porsche admite continuar a produzir por mais alguns meses. No máximo, até pouco antes da entrada em vigor da nova regulamentação, de forma a que as unidades ainda possam ser registadas.

O Boxster RS Spyder é uma das versões limitadas que a Porsche admite continuar a produzir por mais alguns meses
O Boxster RS Spyder é uma das versões limitadas que a Porsche admite continuar a produzir por mais alguns meses

Recordar, igualmente, que o desaparecimento do 718 acontece apenas na União Europeia, sendo que, ambas as versões continuarão a ser vendidas nos restantes mercados onde já eram comercializadas.

Na Europa, o futuro passará, em princípio, por um sucessor totalmente elétrico, cuja chegada ao mercado deverá acontecer, segundo a Porsche, durante o próximo ano de 2025.