Porsche 718 Cayman GT4 RS. Purista

Com um motor naturalmente aspirado com 500 cv, o Porsche 718 Cayman GT4 RS é uma verdadeira máquina de condução em pista

Sem rádio. Sem navegação. Sem distrações. O 718 Cayman GT4 RS nasceu para ser pilotado numa pista. Pode circular em estrada sem restrições, mas é uma afronta aos 500 cv debitados pelo boxer 4.0 naturalmente aspirado

Acelerador colado no fundo. Motor a "gritar" às 8500 rpm. Caixa PDK a disparar mudanças ao toque da patilha direita do volante. Quarta, quinta… A reta da meta do Circuito do Estoril, os 985 metros entre a Parabólica e a Curva 1, desaparece num abrir e fechar de olhos.

Nas nossas costas, o boxer de seis cilindros naturalmente aspirado não mostra sinais de fadiga. Acelera com gosto rumo aos 315 km/h de velocidade máxima. Não passa dos 260 km/h, velocidade a que a placa dos 200 metros aconselha a trocar de pedal.

Travões de cerâmica

Pé esquerdo no travão, mão esquerda na correspondente patilha do volante. Outro automóvel podia enfrentar sérias dificuldades em negociar a Curva 1 a partir de esta velocidade. O Porsche 718 Cayman GT4 RS não!

Menos ainda quando equipado com os discos de travão em cerâmica. Elevam o diâmetro dos rotores de série dos 408 mm à frente e 380 mm atrás para, respetivamente, 410 mm e 390 mm. Para além de desconhecerem o termo "fadiga" pesam metade dos discos originais.

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Entradas de ar NACA no capot garantem o fluxo necessário ao arrefecimento dos travões. O eventual excesso de pressão criado por esta solução é dispersado pelas guelras em plástico reforçado por fibra de carbono dos guarda-lamas.

Alheia a turbulências, a direção desenha a sequência de direitas com precisão milimétrica. Mesmo quando pisa o corretor na saída da Curva 2. Uma estabilidade direcional que se mantem inalterada na abordagem à direita a subir conhecida por Curva 3.

Mais baixo e largo

Comparado com o 718 Cayman, o 718 Cayman GT4 RS roda sobre uma suspensão 30 mm mais baixa. Para limitar ainda mais os movimentos laterais da carroçaria, as vias dianteira e traseira são, respetivamente, 6 mm e 8 mm mais largas que as do 718 Cayman GT4.

Asa traseira do Porsche 718 Cayman GT4 RS

Molas e amortecedores com afinação específica completam as ligações ao solo do topo da gama 718. Sublinhando as ambições desportivas do 718 Cayman GT4 RS, o Porsche Active Suspension Management (PASM) pode ser adaptado à condução em pista e aos requisitos de cada circuito.

Um autoblocante mecânico com afinação específica RS (30% bloqueio em aceleração e 37% em desaceleração) atua sobre o eixo tarseiro em função do angulo da direção. Antecipando-se às perdas de tração, o Porsche Torque Vectoring (PTV) desvia binário para a roda exterior forçando o 718 Cayman GT4 RS a seguir o sentido da direção.

Boxer atmosférico com 500 cv

Pesando pouco mais de 1400 kg e impulsionado por um motor com 500 cv, o 718 Cayman GT4 RS dispara até aos 100 km/h em 3,4 segundos. A este ritmo, a direita interior do Circuito do Estoril não passa de um ressalto entre corretores antes da travagem para a parabólica interior.

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Nas costas do condutor respira alegremente um motor boxer de quatro litros, seis cilindros e 500 cv às 8400 rpm. Os 450 Nm chegam às 6750 rpm.

Sem turbos para acelerar o regime, o bloco de 24 válvulas e lubrificação por cárter seco percorre a escala do taquímetro com gosto até a agulha tocar nas 9000 rpm. É o mesmo motor que equipa o Porsche 911 GT3 que serve de lebre.

Frente do Porsche 718 Cayman RS4 com entradas NACA no capot

Motor invertido

Concebido de raiz para poder ser utilizado em posição traseira ou central traseira, a adaptação para o 718 Cayman GT4 RS foi mínima. Bastou rodar 180 gaus ao longo do eixo vertical e reorganizar os periféricos.

Elementos como o cárter já previam este posicionamento. Outros, como a utilização de uma borboleta de admissão para cada cilindro, com a borboleta central permanentemente aberta como solução de recurso, derivam diretamente da competição. No conjunto acrescentam 75 cv à potência do 718 Cayman GT4.

Quatro voltas ao Circuito do Estoril sabem a pouco, mas deixam uma certeza: o Porsche 718 Cayman GT4 RS é uma máquina de pista. Claro que quando se investem 214 955 € num desportivo há a tentação de o mostrar aos amigos.

Mas conduzir o Porsche 718 Cayman GT4 RS em estrada ou cidade é meio caminho andado para confundir o espírito desportivo com defeitos. Queixar da falta de rádio ou do conforto. Por isso o melhor é convidar os amigos até uma pista e mostrar a máquina no seu meio.