Sem rádio. Sem navegação. Sem distrações. O 718 Cayman GT4 RS nasceu para ser pilotado numa pista. Pode circular em estrada sem restrições, mas é uma afronta aos 500 cv debitados pelo boxer 4.0 naturalmente aspirado
Acelerador colado no fundo. Motor a "gritar" às 8500 rpm. Caixa PDK a disparar mudanças ao toque da patilha direita do volante. Quarta, quinta… A reta da meta do Circuito do Estoril, os 985 metros entre a Parabólica e a Curva 1, desaparece num abrir e fechar de olhos.
Nas nossas costas, o boxer de seis cilindros naturalmente aspirado não mostra sinais de fadiga. Acelera com gosto rumo aos 315 km/h de velocidade máxima. Não passa dos 260 km/h, velocidade a que a placa dos 200 metros aconselha a trocar de pedal.
Travões de cerâmica
Pé esquerdo no travão, mão esquerda na correspondente patilha do volante. Outro automóvel podia enfrentar sérias dificuldades em negociar a Curva 1 a partir de esta velocidade. O Porsche 718 Cayman GT4 RS não!
Menos ainda quando equipado com os discos de travão em cerâmica. Elevam o diâmetro dos rotores de série dos 408 mm à frente e 380 mm atrás para, respetivamente, 410 mm e 390 mm. Para além de desconhecerem o termo "fadiga" pesam metade dos discos originais.
[https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/05/Porsche-Cayman-GT4-RS-5.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/05/Porsche-Cayman-GT4-RS-7.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/05/Porsche-Cayman-GT4-RS-8.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/05/Porsche-Cayman-GT4-RS-9.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/05/Porsche-Cayman-GT4-RS-10.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/05/Porsche-Cayman-GT4-RS-11.jpg]Entradas de ar NACA no capot garantem o fluxo necessário ao arrefecimento dos travões. O eventual excesso de pressão criado por esta solução é dispersado pelas guelras em plástico reforçado por fibra de carbono dos guarda-lamas.
Alheia a turbulências, a direção desenha a sequência de direitas com precisão milimétrica. Mesmo quando pisa o corretor na saída da Curva 2. Uma estabilidade direcional que se mantem inalterada na abordagem à direita a subir conhecida por Curva 3.
Mais baixo e largo
Comparado com o 718 Cayman, o 718 Cayman GT4 RS roda sobre uma suspensão 30 mm mais baixa. Para limitar ainda mais os movimentos laterais da carroçaria, as vias dianteira e traseira são, respetivamente, 6 mm e 8 mm mais largas que as do 718 Cayman GT4.
Molas e amortecedores com afinação específica completam as ligações ao solo do topo da gama 718. Sublinhando as ambições desportivas do 718 Cayman GT4 RS, o Porsche Active Suspension Management (PASM) pode ser adaptado à condução em pista e aos requisitos de cada circuito.
Um autoblocante mecânico com afinação específica RS (30% bloqueio em aceleração e 37% em desaceleração) atua sobre o eixo tarseiro em função do angulo da direção. Antecipando-se às perdas de tração, o Porsche Torque Vectoring (PTV) desvia binário para a roda exterior forçando o 718 Cayman GT4 RS a seguir o sentido da direção.
Boxer atmosférico com 500 cv
Pesando pouco mais de 1400 kg e impulsionado por um motor com 500 cv, o 718 Cayman GT4 RS dispara até aos 100 km/h em 3,4 segundos. A este ritmo, a direita interior do Circuito do Estoril não passa de um ressalto entre corretores antes da travagem para a parabólica interior.
[https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/05/Porsche-Cayman-GT4-RS-6.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/05/Porsche-Cayman-GT4-RS-12.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/05/Porsche-Cayman-GT4-RS-13.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/05/Porsche-Cayman-GT4-RS-14.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/05/Porsche-Cayman-GT4-RS-15.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/05/Porsche-Cayman-GT4-RS-16.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/05/Porsche-Cayman-GT4-RS-17.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/05/Porsche-Cayman-GT4-RS-18.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/05/Porsche-Cayman-GT4-RS-19.jpg]Nas costas do condutor respira alegremente um motor boxer de quatro litros, seis cilindros e 500 cv às 8400 rpm. Os 450 Nm chegam às 6750 rpm.
Sem turbos para acelerar o regime, o bloco de 24 válvulas e lubrificação por cárter seco percorre a escala do taquímetro com gosto até a agulha tocar nas 9000 rpm. É o mesmo motor que equipa o Porsche 911 GT3 que serve de lebre.
Motor invertido
Concebido de raiz para poder ser utilizado em posição traseira ou central traseira, a adaptação para o 718 Cayman GT4 RS foi mínima. Bastou rodar 180 gaus ao longo do eixo vertical e reorganizar os periféricos.
Elementos como o cárter já previam este posicionamento. Outros, como a utilização de uma borboleta de admissão para cada cilindro, com a borboleta central permanentemente aberta como solução de recurso, derivam diretamente da competição. No conjunto acrescentam 75 cv à potência do 718 Cayman GT4.
Quatro voltas ao Circuito do Estoril sabem a pouco, mas deixam uma certeza: o Porsche 718 Cayman GT4 RS é uma máquina de pista. Claro que quando se investem 214 955 € num desportivo há a tentação de o mostrar aos amigos.
Mas conduzir o Porsche 718 Cayman GT4 RS em estrada ou cidade é meio caminho andado para confundir o espírito desportivo com defeitos. Queixar da falta de rádio ou do conforto. Por isso o melhor é convidar os amigos até uma pista e mostrar a máquina no seu meio.