Porque a AutoEuropa vai fazer um modelo estratégico para a VW?

A escalada dos SUV como substitutos dos monovolumes e o crescimento dos SUV compactos no mercado levou a que, de modo geral, as marcas de automóveis apostassem cada vez mais nestas categorias. E a Volkswagen não quer ficar para trás na corrida. O lançamento do T-Roc, que reúne expetativas elevadas perante o público, é cuidadosamente preparado pelo fabricante alemão, que confiou na AutoEuropa para a produção do modelo. E porquê a AutoEuropa? A fábrica, localizada em Palmela, reveste-se de uma notável importância para a Volkswagen. E há motivos para isso. Fundada em 1991 como uma joint venture pertencida em igual percentagem pela Ford e pela Volkswagen, a AutoEuropa situa-se em Palmela e é um dos maiores investimentos estrangeiros industriais em Portugal. É a maior fábrica de automóveis em Portugal. Apesar de ter registado uma quebra perto dos 17% na produção em 2016, só no ano passado a AutoEuropa produziu 85.126 unidades, de um total de 143.096 viaturas que saíram das cadeias de montagem de fábricas por todo território nacional: o que significa que mais de metade da produção de automóveis em Portugal é feita na AutoEuropa. Se estes dados atestam a importância da AutoEuropa para Portugal, o que significa a fábrica de Palmela para o Grupo VAG? Os modelos fabricados ajudam a responder à questão:   [https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/02/seat-alhambra.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/02/Volkswagen-Eos.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/02/VW-scirocco.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/02/VW-sharan.jpg]   A Volkswagen produziu estes modelos, com particular destaque para o carismático Scirocco, mantendo a forte aposta na AutoEuropa mesmo em tempos incertos. Thomas Ulbrich, membro do conselho de administração da Volkswagen e responsável de logística e operações aludiu ao exemplo da AutoEuropa como uma referência "em matéria de modelo de gestão e sustentabilidade", sublinhando que a Volkswagen se confortável em Portugal. Para o Ulbrich, a eficiência e a produtividade da AutoEuropa são de níveis "extraordinários". Leia também: Por dentro dos segredos da Volkswagen O responsável da Volkswagen assegurou a confiança da marca no final do ano passado, altura em que o conglomerado alemão se ressentia (e ainda hoje se ressente) do escândalo das emissões. Mas a garantia de que a AutoEuropa se mantém nos planos da Volkswagen não poderia ser mais clara do que o facto de é na unidade de Palmela que o T-Roc será produzido: "Com o novo automóvel que vão produzir, farão parte desta ofensiva que são os SUV. Os próximos tempos não serão fáceis mas apostamos aqui na AutoEuropa", esclareceu o mesmo responsável. A confiança na produção, na eficácia e no desempenho da AutoEuropa fizeram com que a Volkswagen escolhesse esta unidade para a produção da importante aposta que é o T-Roc. A escolha não deverá ter sido fácil, mas as garantias da fábrica de Palmela ultrapassaram qualquer duvida. E como são assegurados os processos de produção da AutoEuropa tanto louvados pela Volkswagen?   [https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/02/area-de-pintura.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/02/carrocarias.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/02/montagem.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/02/Prensas.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/02/unidade-de-negocios-de-cunhos-e-cortantes.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/02/unidade-de-prensas.jpg]   A AutoEuropa é uma garantia para a Volkswagen. Não é, por isso, estranho que os alemães tenham escolhido mais uma vez a fábrica de Palmela para a produção do tão aguardado T-Roc, a importante aposta da marca de Wolfsburgo para competir com modelos como o Audi Q2, SEAT Arona, Nissan Juke, Peugeot 2008, Renault Captur, Hyundai Kauai ou o Kia Stonic. Descubra como foi desenhado o T-Roc, este importante SUV que fez com que a Volkswagen contratasse mais 1500 empregados para a AutoEuropa. Esperemos que este seja mais um exemplo para dar continuidade ao sucesso proveniente de Portugal, porque afinal o que é nacional é bom.
Nota: textos e imagens da fotogaleria referente à produção na AutoEuropa originais do site da AutoEuropa.