Depois de ter sido apresentado ao mundo há pouco mais de dois meses, o modelo de estreia da jovem marca chinesa Polestones, com o nome de 01, acaba de entrar em produção. Sendo que, a marcar a diferença neste todo-o-terreno (TT), surge não somente um trem de força elétrico com extensor de autonomia, mas também e principalmente, uma cozinha!
Produto de uma ainda jovem marca chinesa nascida da conjugação de esforços de outros dois fabricantes igualmente chineses, a Rox Motor e a Beijing Automobile Works (BAW), o Polestones 01 é um SUV, também, com um toque europeu, já que foi desenhado pela italiana Pininfarina.
No entanto e embora não escondendo, neste capítulo, algumas parecenças com o europeu Land Rover Defender, o 4x4 chinês destaca-se, antes de mais, por não ser e ao contrário do que acontece com a maior parte das propostas originárias da China, um modelo de propulsão exclusivamente elétrica. Contando, sim, com um extensor de autonomia - neste caso, um quatro cilindros 1,5 litros a gasolina -, para, sempre que necessário, carregar as baterias do trem de força elétrico que faz mover as rodas.
Dispondo de uma configuração de dois motores elétricos a garantirem, não apenas tracção integral, mas também uma potência combinada de 469 cv e um binário máximo de 740 Nm, o Polestones 01 tem na base uma bateria de 56 kW, a prometer uma autonomia a rondar os 235 km. É pouco? É, mas é também por isso que lá está o extensor de autonomia / motor de combustão, o qual, assegura o fabricante, consegue aumentar, de forma surpreendente, a autonomia do conjunto, para os 1.115 km.
Para 6 ou 7... e com cozinha!
Não menos surpreendente, é o compêndio de tecnologia que este Polestone 01 acomoda, com a marca chinesa a reivindicar, tanto na versão maior de 7 lugares e um comprimento exterior que ultrapassa os 5,29 metros, como na menor de 6 ocupantes e com um comprimento de 5,05 m (ambas anunciam uma distância entre eixos de mais de 3 metros...), um total de seis câmaras, cinco radares de ondas milimétricas e 12 sensores ultrassónicos. Sendo que os clientes podem ainda requerer a instalação de um sistema de assistência à condução com três sensores LiDAR, mais seis câmaras adicionais!
Finalmente e embora este possa ser um equipamento pouco valorizado pela grande maioria dos condutores, nota, ainda, para o facto do Polestone 01 contar, de série e entre outros atributos, com uma pequena cozinha (!) incorporada na porta traseira. Mais concretamente, um pequeno fogão de indução, espaço de armazenamento para pratos, tigelas e talheres, e até um dispensador de água!
A partir de 45 mil euros... na China
Na China, onde o 01 já estará em comercialização, o Car News China avança que o modelo de estreia da Polestone Automobiles tem como preço de entrada os 349.900 yuan, ou seja, qualquer coisa como 45 mil euros, à taxa atual.
Já a versão de topo, custa 10 mil yuan mais, ou seja, um preço base de 46.315 euros, caso a compra fosse feita hoje.
Única informação não disponível, é se o modelo algum dia chegará à Europa, embora e olhando para a ofensiva de marcas e automóveis chineses a que atualmente assistimos, não seja totalmente descabido que tal possa, talvez, um dia, acontecer...