O material oriundo da competição será elemento-chave na estrutura dos futuros modelos de performance do fabricante sueco que ganhou independência da Volvo, com a utilização da fibra de carbono nos Polestar a representar uma importante redução de peso e a garantir outros benefícios Acusar o mínimo na balança é uma preocupação de qualquer modelo de performance, e para tal a escolha dos materiais mais leves é essencial. Daí que tenha agora sido anunciado que o uso da fibra de carbono nos Polestar será uma realidade, e com a utilização a larga escala a garantir uma redução de peso que chegará aos 230kg no primeiro modelo desenvolvido pela marca, o Polestar 1 que tem presença marcada no Festival of Speed de Goodwood. A importância dada a esta opção é destacada pelo fabricante, que afirma ainda que "a fibra de carbono será fulcral na dinâmica de condução do Polestar 1". [https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/06/Polestar_1_carbon_fibre_001.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/06/Polestar_1_carbon_fibre_002.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/06/Polestar_1_carbon_fibre_003.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/06/Polestar_1_carbon_fibre_004.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/06/Polestar_1_carbon_fibre_001-1111.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/06/Polestar_1_carbon_fibre_004-22222.jpg] É recordado pelo fabricante nórdico que a fibra de carbono nos Polestar representa a primeira vez que a Volvo Car Group explora a construção de automóveis com recurso a este material. Por esse motivo, o centro de produção destes modelos de performance, que trabalhará "a todo o gás" a partir de 2019, está a ser preparado para lidar com o intrincado processo de produção com recurso ao CFRP (Carbon Fibre Reinforced Polymer). A explicação da empresa sobre as vantagens obtidas pela fibra de carbono nos Polestar foi precisa, afirmando que a introdução de uma estrutura em forma de "borboleta" no chassis revela-se essencial para a rigidez torsional num local essencial dos modelos, a ligação entre a zona inferior do centro e a retaguarda. A fibra de carbono será igualmente aplicada ao teto, portas, capot, painéis laterais e portão da mala, e o Chefe de Produto da Polestar, Christian Samson, informou que "quando combinamos uma estrutura reforçada com uma carroçaria e teto extremamente fortes, conseguimos obter um chassis rígido e comunicativo que transmite os inputs do condutor em soberbas características de condução".
Veja o vídeo dos testes de desenvolvimento ao Polestar 1 na Suécia
É ainda recordado que este material é mais fino e forte que os equivalentes em aço, ajudando a ter uma linha de teto mais baixa. O que significa que também o desenho do modelo beneficia do uso da fibra de carbono nos Polestar, ao permitir colocar um grande teto panorâmico em vidro que é envolvido por este composto nascido no mundo da competição. O CEO da Polestar, Thomas Ingenlath, conclui dessa forma que "a fibra de carbono é crucial para atingir os nossos objetivos de design, engenharia e performance". Ou seja, reduzindo o peso e aumentando a rigidez torsional do "1", ele fornece o apoio essencial para atingir a dinâmica de condução que a motorização híbrida de 600cv e 1000Nm promete...
Veja o vídeo dos testes de desenvolvimento ao Polestar 1 na Suécia
É ainda recordado que este material é mais fino e forte que os equivalentes em aço, ajudando a ter uma linha de teto mais baixa. O que significa que também o desenho do modelo beneficia do uso da fibra de carbono nos Polestar, ao permitir colocar um grande teto panorâmico em vidro que é envolvido por este composto nascido no mundo da competição. O CEO da Polestar, Thomas Ingenlath, conclui dessa forma que "a fibra de carbono é crucial para atingir os nossos objetivos de design, engenharia e performance". Ou seja, reduzindo o peso e aumentando a rigidez torsional do "1", ele fornece o apoio essencial para atingir a dinâmica de condução que a motorização híbrida de 600cv e 1000Nm promete...