Marca de performance elétrica do Volvo Car Group, a Polestar acaba de confirmar o crescimento da sua oferta, ao anunciar que, a par do Polestar 1 e 2, irá, igualmente, passar à produção o Precept. Pelo menos e para já, nas formas de um sedan ecologicamente sustentável.
Apresentado, no início de 2020, enquanto concept, o Precept, cujo nome representa, segundo a Polestar, "um manifesto por chegar, uma declaração", foi inicialmente apontado como um possível SUV aerodinâmico. Ainda que agora e no momento da confirmação da passagem à produção, o Polestar Precept mantenha as linhas de um sedan de luxo.
Aliás e ainda segundo o fabricante, este novo modelo, é a visão da marca para o futuro, alicerçada na sustentabilidade, tecnologia digital e design.
A aplicação destes três pilares resulta, desde logo, numa utilização de materiais compósitos, na parte posterior dos bancos e nos painéis. O que, garante o fabricante, representa uma evolução em relação aos materiais convencionais, já que são 50% mais leves e reduzem em 80% os resíduos de plástico.
A par desta solução, alguns pormenores incluem a utilização de materiais reciclados, como garrafas de plástico nas costuras dos bancos, rolhas nos encostos de cabeça e apoios laterais, e redes de pesca nos tapetes.
LEIA TAMBÉM
Polestar Precept. A antecipação de um SUV?
No entender dos responsáveis da Polestar, estes materiais, combinados com arte digital, definem um novo conceito de luxo, que, no seu entender, em muito ultrapassa as convenções tradicionais, que passam pela utilização do couro, da madeira, e dos cromados.
Já no capítulo da tecnologia digital, o Polestar Precept apresenta-se com uma evolução do sistema de infotainment baseado no Android, utilizado pela primeira vez no Polestar 2, além de uma interface digital de 15 polegadas capaz de reconhecer o condutor após a identificação, serviços de streaming de vídeo e monitorização ocular na disponibilização da informação.
Finalmente e no que concerne ao design, a opção por umas impressionantes jantes de 22", a juntar a alguns elementos de estilo, como a assinatura luminosa Martelo de Thor, numa clara ligação aos modelos Volvo. Ainda que acrescidos de um jogo de luzes muito próprio e impressionante.
"Impressionante. Espetacular. Gostaríamos de vê-lo na estrada! – esta foi a opinião da imprensa sobre o Precept, tendo o público reforçado a mesma", afirma o CEO da Polestar, Thomas Ingenlath. Defendendo que, "os clientes querem ver mudanças na indústria automóvel e não apenas sonhos. Agora, o Precept vai tornar-se num manifesto ainda maior".
"Temos o forte compromisso de reduzir o impacto ambiental dos nossos automóveis e do nosso modelo de negócio. O objetivo deverá ser a neutralidade climática", concluiu o mesmo responsável.