Polestar. Logótipo proibido em França por ser parecido com o da Citroën

Um tribunal francês decidiu proibir temporariamente a Polestar de utilizar o seu logótipo em França, na sequência de ação movida pela Citroën.

Um tribunal francês decidiu proibir temporariamente a Polestar de utilizar o seu logotipo em França, na sequência de uma ação legal movida pela Citroën que alega uma excessiva semelhança com o seu logotipo.

Documentos oficiais dos tribunais datados de 2017 revelam que a casa-mãe da Citroën, o Grupo PSA, pediu à Volvo para deixar de utilizar o logótipo da Polestar, que inclui um par de chevrons dispostos em cruz.

O construtor francês considera que esse logotipo é muito parecido com o emblema do double chevron da Citroën, que a marca utiliza há já tem 121 anos, e - por associação - ao logótipo estilizado da marca premium DS.

A Volvo recusou aceitar a reclamação, alegando que os logotipos não eram semelhantes. A Citroën não gostou e apresentou uma queixa junto do Gabinete Europeu de Propriedade Intelectual, mas não conseguiu provar que os dois logotipos eram similares.

Recentemente, um tribunal francês decidiu em favor da Citroën e obrigou a Polestar a pagar 150.000 euros à marca francesa - cerca de 0,05% do valor gasto anualmente em publicidade em França - além de 70 mil euros em custas judiciais. A Polestar também ficou impedida de utilizar o seu logotipo durante seis meses em França, com início em julho de 2020.

Não estão previstas operações da Polestar em França

Ainda está por saber o que poderá isto significar em termos de um potencial lançamento da marca elétrica de performance em França.

Fonte da Polestar referiu que a marca não tem operações em França nem tem planos atualmente para vir a operar, adiantando que está em curso um disputa legal em França relativo à utilização do logótipo da Polestar, movido pela Citroën.

"Apesar de não podermos comentar detalhes acerca do caso, acreditamos que temos a razão do nosso lado relativamente à nossa marca e logótipo", referiu fonte da Polestar.

"Reconhecemos que como uma nova e excitante marca de automóveis com planos ambiciosos para subir a fasquia da mobilidade elétrica, podemos chamar a atenção das marcas automóveis tradicionais. Este caso refere-se apenas a França e a mais nenhum outro país".

LEIA TAMBÉM
Segundo recall em um mês. Polestar 2 chamado de novo à oficina

A Polestar foi lançada oficialmente em 2009 como Polestar Performance, uma submarca de cariz desportivo da Volvo. O logotipo atual surgiu em 2017 quando a marca foi lançada como uma fabricante de automóveis elétricos de performance.