Polestar 7 vai ser o primeiro a ser produzido na Europa

Apontado como um potencial rival do Porsche Macan EV, o futuro Polestar 7 acaba de ver confirmada a sua produção na Europa, ao invés de na China. E não apenas como forma de fugir às tarifas da União Europeia…

O anúncio da entrega da produção do novo modelo Polestar à Europa foi feito durante o evento “Bussiness e Strategy Update” levado a cabo pelo próprio fabricante e em que o director de design, Phillip Römers, não deixou de prometer que o 7 será um modelo “muito progressivo” e “orientado para o desempenho”, refere o site InsideEvs.

Embora anunciado com um SUV compacto, com a ambição de fazer frente a propostas como o Porsche Macan EV, a verdade é que a Polestar pouco revelou, até ao momento, sobre esta nova proposta. Da qual, sabe-se agora, será o primeiro modelo do fabricante, hoje dia em mãos chinesas, a ser fabricado na Europa.

De resto e em termos de posicionamento, o Polestar 7 juntar-se-á ao novo crossover Polestar 4 que a marca sueca já se encontra a produzir, na China, e que se destaca por linhas tipo crossover-coupé.

“A Polestar é conhecida pelo seu design progressivo, com cada automóvel a destacar-se por si mesmo e a causar o seu próprio buzz - assim será, também, o Polestar 7”, garantiu Römers, prometendo que o novo crossover “será tudo aquilo que os nossos clientes esperam de nós, tanto em termos de design, como de desempenho”.

Um Zeekr 007 sueco feito na Eslováquia?

Contudo e apesar destas promessas, a Polestar não avançou qualquer prazo para o arranque da produção do 7, nem mesmo em que fábrica europeia será fabricado.

Vale a pena recordar que, em abril último, uma publicação no Fórum Polestar aventava que o Polestar 7 seria produzido na Eslováquia, na fábrica que a Volvo está a construir e que deverá entrar em funcionamento em 2026. Algo que, a acontecer, deverá levar a que o 7 só chegue ao mercado lá mais para 2027.

A mesma fonte dizia, ainda, que o modelo poderá ser uma interpretação Polestar do chinês Zeekr 007.

Recorde-se que a Polestar conta, neste momento, com uma gama de apenas três modelos - 2, 3 e 4 -, embora com mais duas novas propostas a caminho: o 5, um potencial rival do Porsche Taycan, e o 6, um desportivo 2+2 que tem como alvo o futuro Porsche 718 elétrico, assim como o 911 a combustão.

Com o reforço da oferta, a Polestar, agora liderada pelo ex-Opel Michael Lohscheller, espera inverter o declínio nas vendas registado em 2024, ano em que terá caído mais de 10% face a 2023.

No entanto, o novo CEO veio já afirmar-se optimista quanto ao futuro, embora com a certeza de que terão de ser feitas “mudanças significativas” de forma a repor o fabricante no caminho da rentabilidade.

Algo que, diz Lohscheller, deverá acontecer já em 2025, ano que o gestor prevê vir a ser o “mais forte na história da Polestar”, em grande parte, sustentado nas vendas do Polestar 3 e 4, ambos fabricados nos EUA, onde promete vir a ser um adversário de respeito do Porsche Macan elétrico.