A Polestar acaba de mostrar, pela primeira vez e sem qualquer camuflagem, o rival anunciado do Porsche Taycan, Polestar 5. Momento integrado no inaugural Polestar Day que teve lugar em Los Angeles, Califórnia, no qual a marca também exibiu todos os modelos que comporão a sua gama.
O evento, em que os convidados puderem observar in loco propostas futuras como o Polestar 3 ou o Polestar 4, ambos ainda na forma de protótipos, mas também o conceptual Polestar 6, o qual deverá antever um futuro crossover elétrico, teve, no entanto, como uma das presenças de maior interesse, o já anunciado e mais próximo Polestar. Um Gran Turismo elétrico de cinco portas que se assume como um rival directo do Porsche Taycan.
Até aqui conhecido e observado apenas sob forte camuflagem, o Polestar 5 surgiu, agora e pela primeira vez, naquelas que serão as linhas finais com que chegará aos concessionários. Algo que, porém, só deverá ser uma realidade em 2025.
No entanto e embora esse momento ainda esteja distante, a apresentação agora realizada veio já confirmar que o modelo apresentará algumas curiosidades, como é o caso de não apresentar óculo traseiro. Ficando a responsabilidade de mostrar o espaço atrás do carro, a cargo de câmaras.
LEIA TAMBÉM
Com baterias de alta performance. Polestar 5 promete "autonomia superior"
Face ao concept, a versão final perdeu, igualmente, as câmaras laterais ultra-finas, assim como as portas suicidas, passando a envergar não somente um pilar B, como também rodas mais pequenas.
Com tecnologia StoreDot
Entretanto, notícias já divulgadas garantem que o Polestar 5, cuja montagem terá lugar na China, beneficiará da tecnologia de carregamento ultrarrápido das baterias (XFC), fornecido pela StoreDot, e que deverá permitir que o modelo recupere energia suficiente para 160 km, com apenas cinco minutos de ligação à corrente e sem degradação da bateria.
Os primeiros protótipos deste modelo da Polestar deverão ser testados com a nova tecnologia em 2024, restando apenas saber se esta estará disponível desde o primeiro dia de comercialização.