Com o 3 ainda por chegar. Polestar 4 será um crossover EV apontado ao Macan

O CEO da Polestar, Thomas Ingenlath, acaba de revelar que o Polestar 4 será um crossover elétrico, rival directo do Porsche Macan EV.

Ainda o Polestar 3 não chegou ao mercado, ou foi sequer oficialmente apresentado, e a Polestar já está a trabalhar naquele que será o seu segundo crossover EV. O qual irá posicionar-se abaixo do 3, adoptará o nome de Polestar 4 e será um rival assumido do futuro Porsche Macan EV.

A revelação foi feita pelo próprio CEO da Polestar, Thomas Ingenlath, que, numa entrevista à britânica Car Magazine, revelou mais alguns detalhes, especialmente importantes, do SUV médio que engrossará a oferta da marca sueca de performance elétrica, em princípio, a partir de 2023.

Num processo de crescimento acelerado, quer da oferta, quer da presença nos mercados mundiais, a Polestar anunciou já a entrada em produção, nos EUA, do seu primeiro crossover, Polestar 3, já em junho de 2022. Isto, depois de ter apresentado, em novembro último, aquele que será o seu futuro Grand Tourer elétrico, Polestar 5.

Thomas Ingenlath promete que o Polestar 4 será um rival directo do Porsche Macan EV
Thomas Ingenlath promete que o Polestar 4 será um crossover rival directo do Porsche Macan EV

Com estes dois modelos já em produção, será, então, a vez do Polestar 4 também passar à linha de montagem, neste caso, tendo como palco da fábrica chinesa de Hangzhou Bay, propriedade da Geely.

LEIA TAMBÉM
Para 2023. SUV Polestar 3 vai ter motorização elétrica "única"

Citado pela revista britânica, Thomas Ingenlath terá afirmado, ainda, que o Polestar 4 ficará abaixo do 3, tanto em termos de preço, como de tamanho, ainda que com a promessa de que a habitabilidade não será fortemente comprometida. Isto, apesar deste crossover "apresentar uma altura menor relativamente ao solo, assim como uma linha de tejadilho mais do tipo coupé", revelou o principal responsável da Polestar.

Finalmente e ainda sobre o preço, a Polestar pretenderá posicionar o crossover 3 no segmento dos 75.000€, enquanto o 4 deverá situar-se no patamar dos 55.000€. Neste caso, com o propósito declarado de competir com propostas como o futuro Porsche Macan EV. Aliás e para os mais distraídos, importa recordar que, esta não é a primeira vez, nem sequer a segunda, que Ingenlath aponta a Porsche como o rival a abater, pela Polestar...

O concept Polestar Precept será o ponto de partida para os futuros SUV aerodinâmicos da marca
O concept Polestar Precept será o ponto de partida para os futuros SUV aerodinâmicos da marca

Aliás e a reforçar este objectivo, a garantia dada pelo CEO da Polestar de que os futuros SUV da marca serão particularmente aerodinâmicos, um pouco à imagem, de resto, do Polestar Precept Concept. Todos eles, no entanto, "com formas e silhuetas diferentes, interiores distintos... e com trens de força Polestar, que os tornam muito, mais muito, poderosos", afirma o gestor.