Concebido como uma espécie de rival directo do futuro Porsche Macan EV, o Polestar 4 deverá ser oficialmente apresentado ainda este ano de 2023, a prometer não apenas sensações desportivas, como também uma autonomia a rondar os 600 quilómetros.
Baseado na mesma plataforma e soluções técnicas do irmão Polestar 2, o futuro SUV desportivo da marca sino-sueca de veículos eletrificados terá já entrado na fase final do seu desenvolvimento, com a realização, segundo avança agora a britânica Autocar, dos tradicionais testes de estrada.
Sobre este modelo, vale a pena recordar que foi já confirmado pela própria Polestar, enquanto proposta que deverá preencher o espaço existente na gama do fabricante, entre a berlina desportiva 2 e o entretanto desvendado SUV 3. Sendo que, ao 4, seguir-se-á a apresentação do 5, uma berlina topo de gama com chegada prevista para 2024, e, finalmente, o 6 GT, um Gran Turismo 100% elétrico que completara a oferta zero emissões da marca.
Aliás e também sobre este Polestar 4, o CEO da marca, Thomas Inglenlath, veio já garantir que, embora com dimensões muito parecidas às do 2, este SUV desportivo "não fará quaisquer concessões em termos de espaço interior", face ao exteriormente maior Polestar 3. Apenas "ficará um pouco mais próximo do solo e terá um tejadilho mais do tipo coupé", completou.
Para produzir na mesma fábrica do Zeekr 001
Ainda segundo a revista britânica, o 4 deverá entrar em produção ainda este ano de 2023, na mesma fábrica chinesa de Ningbo onde outra das marcas do gigante chinês Geely, a Zeekr, deu já início à produção do seu modelo de lançamento, o 001.
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De resto, ambos os carros partilham a mesma arquitectura PMA1, o que também faz antever que o Polestar 4 possa vir a contar com versões, tanto de tracção traseira, como integral, podendo vir a anunciar potências até aos 543 cv.
Quanto à bateria, o Zeekr 001 é proposto, de série, com opções de 86 e 100 kWh, embora também exista uma edição especial, limitada a 1000 unidades, com uma bateria de 140 kW. Sendo que, no caso das soluções standard, a autonomia anunciada varia entre os 545 e os 740 quilómetros.
De resto e aquando das primeiras conversas sobre o Polestar 4, Inglenlath sugeriu que o modelo poderia chegar ao mercado com uma autonomia acima dos 600 quilómetros.