A produzir nos EUA. Polestar mostra teasers do futuro crossover 3

A preparar o seu terceiro modelo, a Polestar acaba de divulgar um teaser daquele que será o primeiro crossover da marca elétrica sueca, o 3.

A preparar o seu terceiro modelo, a Polestar acaba de divulgar alguns teasers daquele que será o primeiro crossover da ainda jovem marca 100% elétrica sueca, batizado de '3'. E que será produzido, já a partir de 2022, nos Estados Unidos da América.

Para já conhecido apenas pelo nome de '3', algo compreensível depois do lançamento do híbrido Polestar 1 e do EV Polestar 2, o SUV da marca elétrica sueca será, também, o primeiro modelo do Volvo Group a dispor da nova arquitectura para veículos elétricos SEA. Solução desenvolvida pelo grupo chinês Geely, que é também o dono, tanto da Volvo, como da Polestar.

O Polestar 3 será produzido na fábrica norte-americana da Volvo, em Ridgehill, na Carolina do Sul, lado-a-lado com o atual S60 e o futuro XC90. Escolha que terá tido, igualmente, na base, o facto dos EUA serem o segundo maior mercado mundial para veículos elétricos, logo atrás da China. Neste último caso, precisamente o país onde os actuais modelos da Polestar têm vido a ser produzidos.

"O Polestar 3 será fabricado nos Estados Unidos da América, precisamente a pensar nos nossos clientes americanos", afirmou o CEO da Polestar, Thomas Ingenlath. Acrescentando que, "lembro-me da enorme resposta que recebi, quando compartilhei, pela primeira vez, a visão da Polestar, aqui nos EUA, pelo que estou orgulhoso com o facto do nosso primeiro SUV ser fabricado na Carolina do Sul".

LEIA TAMBÉM
Euro NCAP. Elétrico Polestar 2 ganha cinco estrelas na segurança

"A partir de agora, os EUA deixarão de ser mais um mercado exportador, passando a ser um mercado interno", concluiu o mesmo responsável.

Quanto às linhas do Polestar 3, as quais continuam sob o manto do segredo, o director de design da marca sueca de veículos elétricos, Max Missoni, já revelou, no entanto e em declarações à Autocar, que serão fortemente inspiradas no Precept Concept. Acrescentando que, "o design desse concept mostrará aquilo que é possível observar nos nossos futuros modelos, a começar, precisamente, no Polestar 3."

O Polestar Precept Concept

Segundo a mesma publicação, o terceiro Polestar deverá ser um rival directo do Jaguar I-Pace e do Tesla Model X, aproveitando, igualmente, a suposta mais-valia, também em termos de performance, oferecida pela plataforma SEA.

Recorde-se que o primeiro modelo a estrear esta nova plataforma foi a shooting brake chinesa Zeekr 001, a qual anuncia, com uma bateria de 100 kWh, cerca de 700 km de autonomia máxima, além de uma capacidade de aceleração dos 0 aos 100 km/h em 3,8s, mercê de presença de dois motores elétricos.

A shooting brake chinesa Zeekr 001 foi o primeiro modelo a estrear a plataforma SEA