Já em produção na China, a Polestar acaba de divulgar mais alguns detalhes relativamente ao seu próximo familiar compacto 100% elétrico. Nomeadamente, quanto às características de segurança do Polestar 2.
Em comunicado divulgado esta terça-feira, a marca de performance elétrica do Volvo Car Group, anuncia, para o Polestar 2, uma protecção elevada das baterias, em caso de colisão, graças à colocação deste componente, fechado, numa caixa de alumínio, alojada na estrutura do piso da plataforma CMA.
LEIA TAMBÉM
Polestar promete doses elevadas de fibra de carbono
De resto e ainda segundo a Polestar, esta solução garante, no Polestar 2, não somente segurança, ao manter as baterias intactas em caso de colisão, como menos ruído e vibração, ao atuar como um amortecedor.
Em caso de acidente, a bateria é automaticamente desligada do resto do veículo, sendo que o Polestar 2 conta ainda com o SPOC block (Severe Partial Offset Crash), um bloco de alumínio sólido que está alojado na parte inferior do corta-fogo dianteiro, de ambos os lados do veículo. E que está pensado para minimizar a intrusão da roda e de outros objetos, na cabine e na direção da bateria, durante possíveis colisões frontais ligeiramente deslocadas.
A par desta solução, o modelo conta ainda com o FLLP - Front Lower Load Path, que, aproveitando a ausência de um motor de combustão interna, protege os ocupantes e a bateria contra impactos frontais mais diretos, como, por exemplo, os embates contra postes.
Já a pensar na segurança a baixa velocidade, nomeadamente, relativamente aos peões, a garantia de um som específico na circulação, projetado para ser reconhecido, sem ser intrusivo, a que Polestar deu o nome de Acoustic Vehicle Alert System (AVAS), e relativamente ao qual a marca sueca aguarda, inclusivamente, registo da patente.
"Não queríamos que o Polestar 2 soasse como um robot ou como uma nave espacial. Queríamos sons subtis e muito naturais, que fossem simplesmente capazes de informar os peões, que o automóvel se está a movimentar. Ao mesmo tempo queríamos que o Polestar 2 soasse de forma única e que se identificasse como um Polestar", comenta o CEO da Polestar, Thomas Ingenlath.
Airbags laterais internos... e ADAS
Finalmente, o Polestar 2 ostenta, igualmente, airbags laterais internos instalados nos bancos dianteiros, a prometerem uma protecção acrescida para os ocupantes. Tecnologia proposta de série, tal como a nova geração do sistema ADAS (Advanced Driver Assistance System), que o Volvo Car Group pensa lançar em futuros modelos. Entre os quais, o Pilot Assist, tecnologia de assistência à condução, que controla a aceleração, travagem e direção, até aos 130 km/h, e que, nesta nova geração, apresenta melhorias baseadas na localização do veículo, face à envolvente em redor.
Em comunicado, a Polestar revela ainda que as primeiras unidades do Polestar 2, cheguem aos clientes, já durante o próximo Verão.