Anunciado como a variante mais desportiva da marca sueca de elétricos Polestar, o 2 'Beast Edition 270' decidiu mostrar as suas aptidões em pista e, mais concretamente, no bonito circuito espanhol de Ascari. Momento captado em vídeo e que confirma a eficácia das alterações operadas pelos engenheiros no BST...
Apesar de, visualmente, manter uma imagem algo... convencional, a verdade é que este Polestar 2 'Beast Edition 270', ou apenas 'BST 270', assume-se, desde o primeiro instante, como a variante mais radical e vocacionada para as pistas, do compacto elétrico.
A dar um pequeno sinal deste posicionamento, umas jantes pretas de 21" e design específico, revestidas por uns pneus Pirelli P Zero 245/35 concebidos especificamente para o modelo, a juntar a discretas extensões no pára-choques dianteiro e saias laterais, como forma de melhorar a aerodinâmica.
Tudo isto, numa carroçaria em que os proprietários vão ainda poder decorar, não apenas com um de dois tipos de acabamento criados para pintura exterior, de nome 'Thunder' e 'Snow', como também com uma faixa negra ao longo de todo o veículo.
Ainda assim, bem mais importantes que tudo o atrás citado, foram, sem dúvida, as alterações feitas em termos técnicos, com o Polestar 2 BST 270 a recorrer, entre outros argumentos, a um novo set de amortecedores de duas vias, criados especificamente para este modelo, pela Öhlins, e que surgem acompanhados de amortecedores de ajuste auxiliar, montados sob o capot.
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Igualmente revistas, foram as molas, que se tornaram 20% mais rijas, ao mesmo tempo que foi instalada uma nova barra estabilizadora dianteira. Mantendo-se, pelo contrário, inalterado, o sistema de travagem, até porque a versão standard já contava com uma solução da Brembo, com pinças de quatro pistões, que os engenheiros entenderam ser adequada também para esta versão mais "radical".
Quanto ao sistema de propulsão, a opção por replicar a configuração aplicada na versão Long Range Dual Motor, ou seja, com um par de motores elétricos, mas que não impediu que a potência fosse aumentada para os 476 cv, enquanto o binário passa a anunciar, nesta versão, 860 Nm.
Com o propósito de demonstrar os avanços conseguidos com todas estas alterações e, nomeadamente, ao nível da eficácia e desempenho em pista, coube, assim, ao engenheiro-chefe responsável pelos testes na Polestar, Joakim Rydolm, colocar o 2 BST 270 à prova, agora, no circuito espanhol de Ascari. Momento captado em vídeo e durante o qual, diga-se, Rydolm aproveitou para não só elencar todas as alterações feitas na berlina, como também a forma como tais mudanças se fazem sentir na condução.
A terminar e ainda antes do leitor passar ao vídeo que aqui reproduzimos, recordar que o Polestar 2 BST 270 é uma versão limitada a apenas 270 unidades (daí o '270' no nome do carro...) e que pôde começar a ser encomendada, tanto na Europa, como na América do Norte e China, desde meados de 2022. Sendo que as primeiras unidades tinham entrega prevista no último trimestre desse mesmo ano.
Ou seja, o mais certo é já não ser possível encontrar uma unidade que seja...