Graças à pandemia de coronavírus, grande parte da população portuguesa foi obrigada a manter-se confinada em casa, durante cerca de mês e meio. A impossibilidade de viajar e/ou da realização de deslocações de caráter laboral, obrigou, igualmente, muitos automóveis a uma imobilização prolongada. No entanto e agora que se aproxima o regresso à atividade, os pneus são um dos aspectos no automóvel que a que é preciso dar atenção, através de alguns cuidados muito simples.
Parte integrante de um todo com muitas partes, os pneus são, ainda assim, um dos componentes mais importantes no automóvel, já que são eles que garantem o contacto com o solo. Embora sejam, também, elementos especialmente penalizados, na sequência de períodos de imobilização prolongados.
Com esta certeza em mente, a Goodyear resolveu elaborar um pequeno guia, que nós subscrevemos, de dicas e cuidados a ter com os pneus, neste regresso à vida ativa, após o confinamento:
1. Pneus "quadrados"
O fenómeno dos pneus "quadrados" acontece quando um veículo, sujeito a um período de imobilização prolongado, assenta todo o seu peso numa área especifica dos pneus.
Este fenómeno, pode levar a que os pneus sofram deformações, também conhecidas como 'flat spots', ou zonas planas.
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Estas zonas planas, que tradicionalmente se fazem notar na banda de rolamento, podem, por sua vez, desequilibrar a roda, fazendo com que a direção vibre e afete o comportamento do veículo.
Para evitar que tal aconteça, o veículo deve, sempre que possível, ser movido, ainda que numa curta distância.
De resto, estas pequenas zonas planas, tenderão a desaparecer, aproximadamente, após condução durante, pelo menos, 40 quilómetros.
2. Profundidade da banda de rolamento
A profundidade da banda de rolamento desempenha um papel essencial para ajudar o veículo a "agarrar-se" à estrada. Especialmente, em condições de humidade elevada ou chuva repentina, como é habitual ocorrer na Primavera.
Sem uma correta profundidade do desenho da banda de rolamento, o veículo será mais difícil de controlar, e as distâncias de travagem aumentarão.
Aliás, um pneu com um desenho abaixo de 1,6 mm, é ilegal, e poderá, inclusivamente, levar a que o condutor seja multado.
3. Pressão dos pneus
Uma das ações mais essenciais, no esforço de cuidar dos seus pneus, após o confinamento ou um outro qualquer período de inatividade, é a monitorização da sua pressão.
Para mantê-los sempre no melhor estado, devem ser insuflados regularmente, utilizando como medida a pressão máxima recomendada pelo fabricante do veículo.
Esta informação pode ser encontrada no manual do veículo, na porta, ou na portinhola de acesso ao depósito de combustível.
4. Exposição aos elementos
O ambiente em que o automóvel esteve estacionado, também pode influir na performance dos pneus, dado que o composto de borracha, também pode ser afetado pelo clima e pela temperatura.
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Neste sentido, cuide dos pneus, estacionando a viatura numa superfície firme, razoavelmente nivelada, bem drenada e limpa.
Os pneus também não devem enfrentar temperaturas extremamente elevadas ou baixas, durante longos períodos de tempo.
De igual modo, não deverão ser permanentemente expostos à luz solar direta ou a superfícies absorventes de calor, como o asfalto negro.