A dúvida do momento. Será que vale mesmo a pena um pneu maior?

A dúvida já terá assolado muitos condutores: quanto vale, em termos de desempenho, uma polegada a mais de pneu? Esta é a resposta.

A questão já passou, certamente, pela cabeça de muitos condutores: quanto vale, em termos de desempenho, uma polegada a mais de pneu? No entanto e se também o leitor já foi confrontado com esta dúvida, então, aconselhamo-lo a ver o vídeo que aqui reproduzimos e que tem como protagonista os Michelin que equipam o Porsche 911 Carrera. O mais certo é que fique esclarecido!

Sobre o vídeo que aqui reproduzimos, importa desde já dizer que foi levado a cabo pelos nossos colegas da Tire Reviews e visou apurar as diferenças, em termos de resposta, entre dois tamanhos de pneu. Sendo que, neste caso, as borrachas em análise são os Michelin Pilot Sport 4S NAO que o fabricante francês de pneumáticos criou, expressamente, para a geração 992 do Porsche 911 Carrera.

De resto e sobre a escolha feita para o icónico modelo da Porsche, a publicação recorda que oferta de série passa por borrachas de 19 polegadas de diâmetro à frente e de 20 polegadas atrás. Sendo que, caso o desejem, os clientes podem, também, optar por uma solução maior e que passa por dois pneus de 20 polegadas à frente e outros dois de 21 polegadas, atrás.

Será o maior, melhor? A Tyre Reviews testou e responde...
Será o maior, melhor? A Tyre Reviews testou e responde...

No entanto e ao contrário do que possamos ser levados pensar, tal escolha não resultará, apenas e só, num mero aumento de tamanho, com o desempenho do pneu a manter-se igual, independentemente da dimensão escolhida. Desde logo, porque e conforme recorda a Tire Reviews, a Michelin teve duas equipas distintas a trabalhar em cada uma das dimensões possíveis.

Assim e começando por uma condução no dia-a-dia, resultados muito idênticos no comportamento, com, por exemplo, a travagem em piso seco, sinónimo de uma redução da velocidade de 100 km/h para 5 km/h, a prolongar-se por 33,18 metros, no caso do pneu mais pequeno, e por 33,03 m, com o maior. Já em piso molhado, travar de forma a reduzir a velocidade de 80 para 5 km/h, levou o 911 a prolongar a travagem ao longo de 33,63 m, no caso do set de pneus mais pequeno, e por 33,67 m, os maiores.

Passando para a pista...

Já em pista, maiores diferenças, com o vídeo a mostrar, em primeiro lugar, uma pista molhada e o condutor a concluir que os pneus mais pequenos parecem mais susceptíveis a sobreviragem. Ainda que, depois e no confronto com o cronómetro, as distâncias voltem a esbater-se, com a combinação 19/20 polegadas a cumprirem o traçado de teste da Michelin, com uma média de 97,55 segundos.

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Com a configuração de 20/21 polegadas, o mesmo percurso em 96,83 segundos, deixando a diferença entre ambos em não mais que 0,72 segundos.

Finalmente e com a pista já seca, maiores vantagens com os pneus de maiores dimensões, com os mais pequenos a fazerem um tempo médio de 71,53 segundos, enquanto os de 20/21 polegadas, conseguem fazer descer o tempo para os 70,43 segundos. Ou seja, uma diferença de 1,1 segundos.

Curioso?... Não deixe de ver o vídeo!

https://youtu.be/oiPD8dBHmdM