Spyker. Planos de recuperação em banho-maria após pedido de insolvência

Os planos para recuperar a marca Spyker parecem ter ruído, uma vez que o CEO da empresa terá feito um pedido de insolvência da mesma.

Os planos para recuperar a marca holandesa de automóveis desportivos Spyker parecem ter ficado em banho-maria, uma vez que o CEO da empresa terá feito um pedido de insolvência da mesma.

De acordo com a publicação holandesa RTL News, a insolvência da Spyker NV foi confirmada pelo empresário e CEO Victor Muller, após o pedido de falência nas semanas anteriores das subsidiárias Spyker Events e Spyker Services.

Em declarações à RTL News, Victor Muller afirmou que o investimento prometido de milhares de euros, por parte de financiadores russos, acabou por não se concretizar. Como consequência, a empresa ficou sem dinheiro e todas as atividades tiveram de ser suspensas.

"Tinha esperança de conseguir evitar isto", afirmou Victor Muller. "Era a última coisa que eu queria. Mas o administrador (Willem Jan van Andel da Spyker Events) já estava sem paciência.".

Muller também descreveu a Skyper como uma "concha vazia", embora garanta que, o pedido de insolvência, não o impediu de procurar de investimento. Afirmando, mesmo, estar otimista em consegui-lo.

A Spyker anunciou planos, no ano passado, para a expansão da sua gama com dois supercarros e um SUV, mal tivesse a confirmação de novos investidores.

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O oligarca russo e dono da empresa SMP Racing, Boris Rotenberg, e o seu sócio Michail Pessis, eram apontados como alguns dos potenciais investidores na Spyker. Sendo que poderiam estabelecer acordos entre a marca holandesa e as suas empresas, incluindo a BR Engineering e a empresa de design e marketing, Milan Moraby.

De resto, ambos fazem parte do lote de clientes que adquiriram alguns dos 256 automóveis da Spyker produzidos até hoje.

Projetos suspensos

O investimento, que acabou não se concretizando, teria ajudado a marca holandesa a desenvolver o supercarro C8 Oreliator, o SUV D8 Peking-to-Paris e o supercarro B6 Venator, em 2021.

A Spyker viveu duas décadas turbulentas, desde a sua fundação em 1999. Os anos de dificuldades financeiras agravaram-se na sequência da aquisição da Saab pela General Motors, em 2010, deixando a empresa exaurida e forçando a um primeiro pedido de insolvência.

O fim (também) do C8 Preliator

Como consequência deste último pedido de insolvência, o C8 Preliator também não será produzido.

Apresentado no Salão de Genebra de 2017, este modelo pretendia ser um concorrente dos supercarros da Aston Martin, surgindo equipado com um motor V8 aspirado de 5,0 litros, desenvolvido pelos suecos da Koenigsegg.

O propulsor permitiria a este modelo alcançar uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em 3,7 segundos e atingir uma velocidade máxima superior a 320 km/h.

O D8 Peking-to-Paris tem raízes no protótipo D12, revelado onze anos antes no Salão de Genebra, enquanto o B6 Venator foi apresentado em 2013.