Abandonado pela generalidade da indústria automóvel na década de 1940, a tecnologia dos motores de pistões opostos pode ser agora a solução de futuro para os motores de combustão, segundo nos conta uma reportagem à Achates Power. A Wired publicou há algum tempo no seu canal de youtube uma interessante reportagem que nos traz de volta uma antiga tecnologia que pode agora renascer para garantir o futuro dos motores de combustão interna. Esta é uma solução que pode ser importante, já com apoio de alguns fabricantes, pois surge num momento em que se anuncia que brevemente os elétricos podem ser a força dominante. A ideia agora apresentada surgiu da empresa Achates Power, que quer trazer de volta os motores de pistões opostos. https://www.youtube.com/watch?v=Ov73-okhkG0 Por problemas com eficiência e poluição, esta tecnologia de motores de dois tempos foi abandonada nos anos 40, mas a ideia é recuperar o conceito e otimiza-lo com as inovações dos tempos modernos. Porque, segundo indicam os responsáveis da Achates Power, embora seja um desafio maior do ponto de vista da engenharia, ele é mais fácil de fabricar e tem menos componentes. Como o próprio nome indica, o motor de pistões opostos utiliza dois pistões em cada cilindro, movidos com recurso a duas cambotas colocadas nas extremidades. Uma das vantagens apontadas é que não necessita de válvulas para controlar a admissão e saída de ar da câmara de combustão, ao contrário do que ocorre com os blocos tradicionais. Para uma explicação mais específica do funcionamento, recorremos agora a um vídeo recentemente lançado, da Engineering Explained, que apresenta de forma muito clara o design deste motor de dois tempos desenvolvido pela empresa americana, com dados específicos para valores importantes como a eficiência térmica. Que fica consideravelmente acima dos 40% nos mais eficientes motores utilizados pela indústria automóvel na atualidade. https://www.youtube.com/watch?v=UF5j1DvC954 Embora afirme que esta tecnologia poderá demorar alguns anos até regressar aos automóveis ligeiros de passageiros (mas mais cedo em veículos pesados), a Achates Power acredita que este conceito dos motores de pistões opostos pode garantir uma eficiência superior em 30%, a que junta vantagens adicionais para os consumos como o peso inferior. E, pela facto de ser mais pequeno do que a generalidade dos motores atualmente utilizados pela indústria, é também considerado como uma solução viável para os híbridos. Aparentemente esta é uma ideia com futuro, pois a Engineering Explained afirma que nove fabricantes já assinaram contratos de parceria com a Achates, estando mesmo um deles já a desenvolver a maquinaria necessária para o fabrico em série deste propulsor Veja também outra tecnologia que está a ser ressuscitada para salvar os motores de combustão, com a Mazda apostada no regresso dos seus famosos motores rotativos Fontes: Canal de youtube da Wired, via Road&Track Canal de Youtube Engineering Explained