O Campo Europeu de Testes da Bridgestone estreia uma nova pista de manobrabilidade em piso molhado equipada com tecnologias de última geração
Conduzir sob condições meteorológicas mais exigentes e pisos molhados é um desafio que exige garantias de segurança adicionais. Para se assegurar que os seus pneus oferecem a máxima aderência em condições de chuva, gelo e outros "humores invernais", a Brigdestone inaugura agora uma nova pista de de manobrabilidade em piso molhado no seu Campo Europeu de Testes, em Roma. Esta nova pista irá permitir a realização de testes mais exigentes a pneus premium, para garantir maior eficácia na condução com mau estado do tempo.
Reforçando os seus esforços e investimentos em Investigação e Desenvolvimento, a Bridgestone colaborou com os novos players de veículos elétricos e com fabricantes de veículos tradicionais. E desse encontro de necessidades partiu para uma planificação 100% virtual, antes da construção do que designa como uma das mais inovadoras instalações de teste da União Europeia. Através deste estudo foi possível simular diferentes cenários e prever um layout melhorado, sendo ainda de destacar a nível ambiental a otimização e gestão mais sustentável da água a ser utilizada durante os testes.
A universidade de Pisa colaborou com a fabricante de pneumáticos japonesa na construção do piso do centro de testes, "incorporando agregados cuidadosamente selecionados que são mais resistentes ao desgaste". Esta escolha, explica a Brigdestone, irá permitir uma fricção constante e níveis de aderência melhorados, que serão decisivos para uma melhor avaliação do desempenho dos pneus.
Vantagens da nova pista de testes Brigdestone
Para oferecer a melhor qualidade de pneus, a Bridgestone assinala as seguintes vantagens na sua nova pista de manobrabilidade em piso molhado inaugurada em Itália:
- Condições dinâmicas transitórias com entradas combinadas e maior funcionamento do acelerador on/off;
- A possibilidade de realizar testes de slalom utilizando a chicane rápida e a capacidade de conduzir em qualquer direção;
- Acelerações mais combinadas do que a disposição original;
- Acelerações longitudinais mais evidentes do que a disposição original (aceleração e travagem);
A BRigdestone investiu cerca de 3 milhões de euros no projeto de construção da nova vista no Campo Europeu de Testes (EUPG) em Roma, Itália. A nova pista conta ainda com um sistema de gestão de segurança do EUPG que permite um controlo digital e automatizado sobre as instalações de testes. A introdução deste sistema de segurança tem benefícios muito importantes, tal como avisar os condutores em tempo real para possíveis perigos durante a realização dos testes.