Não com todos… ainda. Novo pneu da Pirelli até fala com o seu carro!

O fabricante italiano Pirelli acaba de desenvolver um novo pneu, de nome Cyber Tire, que consegue comunicar com o automóvel!

Porque a inovação não está apenas nos construtores automóveis, o fabricante italiano de pneus Pirelli acaba de desenvolver numa nova família de pneumáticos, capazes, inclusivamente, de comunicar com o automóvel. Conseguindo mesmo e num caso em particular, indicar ao carro como de comportar-se em função do pneumático!

Há não tanto tempo quanto isso um componente pouco valorizado no automóvel, o pneu tem vindo, no entanto, a conquistar, em particular na última década, maior preponderância e tecnologia. Ganhando não apenas em termos de eficácia e desempenho, como também com a introdução de novas tecnologias, como é o caso dos sensores de pressão.

Pirelli Trofeo RS
Pirelli Trofeo RS

Contudo e porque a inovação não pára, o fabricante italiano de pneumáticos Pirelli acaba de dar a conhecer uma nova geração de pneus, de nome Cyber Tire. Os quais, fruto da nova tecnologia que encerram, conseguem, inclusivamente, comunicar com o automóvel!

Aplicados naquela que é, também, a mais recente criação da igualmente italiana Pagani, um hiperdesportivo de nome Utopia, estes Pirelli surgem equipados com sensores, que, emparelhados por Bluetooth com o automóvel, conseguem fornecer um rol de informações até aqui impossíveis de ter no momento, a sistemas de veículo como o controlo de tracção, controlo de estabilidade e ABS. Sendo que, a partir daí, o próprio automóvel consegue adaptar todos os sistemas às condições da borracha e do próprio piso!

LEIA TAMBÉM
Sete conselhos para prolongar a vida dos pneus

Em declarações ao site Motor1, o director técnico da Pirelli, Piero Misano, explica que, graças a esta troca de informação entre pneu e automóvel, o Utopia consegue perceber o tipo de pneu instalado (Trofeo, de Inverno, etc…) e, em seguida, "dizer" ao ABS a melhor forma de atuação. O mesmo acontecendo com outros sistemas, como o controlo de tracção e de estabilidade.

Igualmente feliz com esta conquista, surge Christopher Pagani, director de marketing da marca automóvel italiana e filho do fundador, Horacio Pagani, assumindo que "há muito tempo que aguardávamos, com ansiedade, por uma conquista como esta, que pudesse ser aplicada aos nossos automóveis". Desde logo, porque "acreditamos firmemente que esta pode ser uma forma de melhorar o comportamento do carro na estrada, independentemente da velocidade, chuva, inverno, ou o que quer seja".

O sensor que torna o Cyber Tire um pneu diferente
O sensor que torna o Cyber Tire um pneu diferente

Ainda segundo a Pirelli, equipado com os Cyber Tires, o veículo consegue, inclusivamente, apurar a idade dos pneus e o nível de desgaste, podendo, a partir daí, exibir essa mesma informação no painel de instrumentos, para conhecimento do condutor. Ao mesmo tempo que os sistemas do carro adequam a sua resposta às condições dos pneumáticos.

O fabricante de pneus recorda ainda que, tão importante quanto as informações transmitidas ao veículo, é o volume de dados que os Cyber Tires vão recolher e que por sua vez vão permitir um maior e melhor desenvolvimento de novos pneumáticos.

Também como esse propósito, a Pirelli anuncia que os seus novos pneus cibernéticos estão já disponíveis para modelos como o McLaren Artura, o Audi RS4, além do Pagani Utopia. Ainda que e neste momento, apenas no Pagani a informação é utilizada para adequar o desempenho de vários sistemas envolvidos na condução.

McLaren Artura
McLaren Artura

Nos outros modelos, este pneu apenas informa o veículo e o condutor de que está presente no carro.