Um SUV desportivo elétrico de luxo. Pininfarina apresenta o Pura Vision

Chama-se Pura Vision e é a última criação da italiana Pininfarina: um SUV desportivo elétrico de luxo, que mostra o futuro design da marca.

Chama-se Pura e, apesar das semelhanças fonéticas, não é uma criação da Lancia, mas da também italiana Pininfarina. Antevendo aquilo que, segundo o famoso centro de estilo italiano, poderá ser o design dos futuros modelos a criar pela empresa.

Apresentado como uma fusão de conceitos, que procurar congregar as linhas tradicionais de um SUV com a aparência de um desportivo (onde é que nós já ouvimos isto?...), o Pura Vision Concept vai buscar a inspiração, segundo os seus criadores, ao Cisitalia 202 GT de 1947. Modelo que foi também o primeiro automóvel a integrar a colecção do Museu de Arte Moderna de Nova Iorque, EUA.

De resto e para tornar a complexidade ainda maior, a Pininfarina descreve este Pura Vision como um "veículo elétrico de luxo", também inspirado nos iates de luxo, que também se posiciona como uma proposta de alta cilindrada. Embora e para já, com o fabricante a não revelar quaisquer dados técnicos ou de performance, ainda que as previsões apontem no sentido de que possa vir a utilizar a mesma bateria de 120 kWh do hiperdesportivo Battista, assim como alguns dos seus motores elétricos.

LEIA TAMBÉM
Por apenas 0,03s. Pininfarina Battista é o novo recordista no quarto de milha

Com apresentação desde já agendada para a próxima edição da norte-americana Monterey Car Week, evento em que a Pininfarina promete mostrar um segundo modelo já pronto para produção mas ainda não conhecido, o Pura Vision destaca-se, ainda, pelas "fibras de iluminação" dianteiras ultra-finas (1 mm de espessura), rodas com jantes de 23", câmaras montadas no tejadilho a funcionarem como retrovisores, assim como pelas portas que abrem em, não uma, mas três direccões – para a frente, para trás e para cima. Isto, graças à ausência do pilar central e como forma de facilitar o acesso ao habitáculo de quatro lugares.

[https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/08/PininfarinaPuraVision2023_bancos.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/08/PininfarinaPuraVision2023_botão.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/08/PininfarinaPuraVision2023_volante.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/08/PininfarinaPuraVision2023_entrada.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/08/PininfarinaPuraVision2023_portasabertas.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/08/PininfarinaPuraVision2023_cockpit.jpg]

Também no interior, revestido preferencialmente a materiais sustentáveis (a consola central, por exemplo, é coberta por um material feito 30% de lã e 70% de poliéster reciclado) a curiosidade de um ecrã central que só se destaca do tablier quando necessário, ao mesmo tempo que, as saídas de som integradas nos bancos, conseguem emitir sonoridades específicas para cada um dos passageiros.

Para produzir?...

Finalmente e quanto à possibilidade deste Pura Vision poder resultar num veículo de produção, a Pininfarina prefere não assumir, nesta altura, tal possibilidade, ainda que a empresa tenha nos seus objectivos a expansão da sua oferta automóvel.

De resto, os rumores apontam no sentido de que, tal decisão, apenas esteja dependente do feedback que o centro de estilo italiano tem vindo a recolher, junto de potenciais compradores, que já terão visto o concept. O que e numa altura em que o mercado parece continuar ávido de novas propostas deste tipo, poderá apontar para que o Pura Vision passe, mesmo, à produção...