A Pininfarina desvendou o seu protótipo reservado para Genebra. Trata-se do HK GT Concept, um elegante e estiloso automóvel cujo sistema de abertura de portas é feito em modo gullwing. Mas a irreverência não se esgota neste pormenor... O HK GT Concept, resultado da colaboração entre a Pininfarina e a Hybrid Kintec Group, fez a sua estreia no
Salão de Genebra e apresentou especificações muito interessantes. Com quatro propulsores e a capacidade de cada roda ser controlada independentemente, este protótipo incorpora um extensor de autonomia através de um gerador por microturbina adaptável ao uso de diferentes combustíveis,
uma solução semelhante à utilizada pela TechRules. As especificações apontam ainda para os 815cv de potência.
Portas 'Gullwing', linhas dinâmicas
O exterior do HK GT Concept compõe-se por linhas demarcadas que conferem elegância ao protótipo. O longo capot flui para a uma grelha cromada e iluminada minuciosamente concebida e que se funde com as estreitas óticas. O pára-choques dianteiro completa-se com uma secção inferior original. [https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/03/pininfarina-hk-gt-5.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/03/pininfarina-hk-gt-6.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/03/pininfarina-hk-gt-7.jpg] O aspeto dinâmico continua num perfil esguio mas simultaneamente musculado, fluindo para uma retaguarda em que o vidro tem uma forma semelhante à de um quadrado. Os faróis, também estreitos, são acompanhados, em baixo, por saídas de canalização de ar salientes. Incontornavelmente, a abertura de portas é feita por um sistema 'gullwing' são um dos destaques do HK GT Concept. Com 4980mm de cumprimento, 1998 mm de largura e 1365mm de altura, o peso do automóvel fixa-se nos 1860kg, numa proporção de distribuição de 52:48. Tem duas portas e configuração dos bancos é de 2+2.
Tablier flutuante e amplo ecrã digital
No habitáculo, a marca sublinha que as cores, as formas e as proporções foram cuidadosamente concebidas para imprimir uma sensação de modernidade e originalidade. [https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/03/pininfarina-hk-gt-20.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/03/pininfarina-hk-gt-21-1.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/03/pininfarina-hk-gt-22.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/03/pininfarina-hk-gt-23.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/03/pininfarina-hk-gt-24.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/03/pininfarina-hk-gt-29.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/03/pininfarina-hk-gt-30.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/03/pininfarina-hk-gt-31.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/03/pininfarina-hk-gt-32.jpg] Um extenso ecrã central incorpora-se num tablier que parece "flutuar" e complementa-se com outro mostrador digital na zona da consola. O túnel central confere uma percepção de continuidade entre os bancos dianteiros e os traseiros.Realce ainda para o sistema de luz ambiente, o volante de formato original que se coloca à frente de um painel de instrumentos escondido e o tecido que reveste diversos painéis do HK GT Concept.
Quatro propulsores elétricos, 815cv e gerador por microturbina
Os quatro propulsores elétricos permitem a que cada roda funcione de forma independentemente e apoiam-se num sistema de transmissão de duas velocidades. Incluindo um gerador que funciona através de uma microturbina e é adaptável ao uso de diferentes combustíveis - convencionais, renováveis e FCV - o HK GT Concept incorpora um pacote de baterias de 20 kWh. A autonomia estimada é de cerca de 100km em modo elétrico e mais de 1000km se com o extensor em funcionamento. https://www.youtube.com/watch?v=6OxyMiP_XbY Já no que respeita à performance, a marca revela que o concept debita mais de 600 kW, o que corresponde a 815cv de potência, e acelera dos 0 aos 100 km/h em apenas 2.9s. A velocidade máxima fixa-se nos 250 km/h. Uma novidade irreverente (e potente) no Salão de Genebra...