A lenda da Formula 1 Emerson Fittipaldi deu o nome e algumas dicas para este Pininfarina EF7 de motor V8 atmosférico, preparado pelo fundador da AMG, numa série limitada a 25 unidades Grandes nomes estão por detrás deste projeto. São os casos da Pininfarina, o conceituado centro de estilo italiano, e de Emerson Fittipaldi, o piloto brasileiro bi-campeão de Formula 1, que o assina e deu orientações para o seu desenvolvimento, esperando começar com ele uma nova marca de desportivos chamada Fittipaldi Motors. Hans Werner Aufrecht, o visionário fundador da AMG, através da sua nova empresa, a HWA AG, preparou o motor. Na pista, o EF7 promete uma avalancha de emoções logo aos primeiros quilómetros. O motor V8 atmosférico de 4,8 litros é completamente novo e desenvolve 600 CV de potência às 9000 rpm, surgindo acoplado a uma caixa de seis velocidades. "Desenvolvemos um motor muito rotativo que está montado num chassis muito fácil de guiar", indica o piloto brasileiro, acrescentando que uma das traves-mestras do projeto foi a facilidade de condução, para que os condutores pudessem apreciá-lo em pista de forma simples e direta. Tanto o controlo de tração como o ABS serão afinados para tornar o carro acessível ao máximo de condutores. A simplicidade de utilização do EF7 não se limita à pilotagem já que, como indica Emerson, os proprietários serão ajudados a afinar o carro para que depois, no circuito, não seja necessário terem à volta um batalhão de engenheiros. Bastará fazer as verificações mais simples, como a pressão dos pneus, para manter o desportivo em ação durante muitas e intensas voltas. [https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/02/Emerson-com-o-carro.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/02/58be134c315aa18536361a81_EF7_360_01.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/02/58be134cc171be6e41044025_EF7_360_03.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/02/58be134d63f0c48451aed427_EF7_360_06.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/02/58be134d315aa18536361a82_EF7_360_02.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/02/EF7-TEASER-2.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/02/EF7_by_Pininfarina_03low.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/02/EF7-TEASER-1.jpg] A HWA assegurará o fabrico, nas suas instalações de Afalterbach, das 25 unidades previstas, nas quais se destaca o chassis em fibra de carbono, constituído por duas partes e concebido para garantir elevados níveis de segurança em caso de impacto lateral. O espaço interior e o elevado conforto também foram prioritários. A par dos reduzidos custos de utilização, o EF7 destaca-se também pela construção ultraleve, tal como indica o material de que é feito o chassis, mas também o ambicioso objetivo de ficar abaixo dos mil quilos de peso final, um target muito severo até para o engenheiro responsável Hubert Hugle, que se julga ainda assim capaz de conseguir "chegar muito perto deste valor". Com essa finalidade, tanto o motor como a caixa de velocidades são aparafusados diretamente ao chassis, constituindo eles próprios elementos estruturais do carro. A nova marca Fittipaldi Motors promete vir a produzir uma gama mais alargada de modelos no futuro, todos eles muito exclusivos e vocacionados para uma utilização desportiva, em muitos casos convivendo com o próprio Emerson Fittipaldi e outros profissionais do automobilismo nas pistas. A Fittipaldi Motors LLC estreia-se com este projeto e assume-se como uma empresa fabricante de carros superdesportivos de baixo peso, orientados para as corridas, tendo como presidente executivo e protagonista do projeto o próprio ex-piloto de F1. Emerson – o protagonista "Durante anos tentei explicar a outras pessoas quais são as verdadeiras sensações de ter nas mãos o volante de um carro de competição. A adrenalina é tanta que somos levados a desejá-lo cada vez mais. Foi isto que a nossa equipa conseguiu criar com o EF7 Vision Gran Turismo by Pininfarina. Ao longo da minha vida tive o privilégio de trabalhar com excelentes equipas, tanto nas pistas como fora delas, mas este projeto leva-me a novos patamares, dando-me a oportunidade de criar algo com os mais reconhecidos mestres do design automóvel e com os engenheiros vencedores no mundo das corridas. No seu conjunto, eles já somam mais de 140 anos de resultados com os melhores carros do mundo. Venci o meu primeiro Campeonato do Mundo de Formula 1 aos 25 anos de idade, num tempo em que o talento, o esforço de equipa e a tecnologia desempenhavam um papel decisivo. Em 2017 temos novos horizontes, onde o mundo real e o mundo virtual se fundem. Os nossos parceiros do jogo Gran Turismo são líderes mundiais no capítulo das corridas virtuais e é muito bom trabalhar com eles."