Está instalada a guerra entre os hiperdesportivos elétricos! Depois do Rimac Nevera ter fixado novo recorde mundial do quarto de milha, eis que, agora, é o novíssimo Pininfarina Battista que reclama o ceptro... e por não mais que três centésimas de segundo!
O momento, que contou, inclusivamente, com a presença de elementos da Autocar India, teve lugar na pista indiana de Natrax, perto da cidade industrial de Pithampur, onde a equipa de Performance, Testes e Validação da Pininfarina, decidiu colocar à prova o seu novo hiperdesportivo elétrico, de nome Battista.
Concebido já com o objectivo assumido de tornar-se um dos automóveis elétricos de produção mais rápidos do mundo, o Pininfarina Battista foi levado aos limites em duas distâncias pré-definidas: o quarto de milha, qualquer coisa como 402 metros, e o oitavo de milha, sinónimo de 201 metros de distância. E a verdade é que não se deu nada mal, não senhor!
Segundo revelou o próprio fabricante, o Battista, com o piloto italiano Stefano Costa ao volante, conseguiu percorrer os pouco mais de 400 metros, em aceleração pura, em não mais que 8,55 segundos, atingindo, em seguida, a metade de milha, ou seja, 805 metros, 13,38 segundos.
No entanto e mais importante do que este último registo, é, sem dúvida, o tempo feito no quarto de milha. Marca que, diga-se, torna o Pininfarina Battista o novo automóvel elétrico mais rápido do mundo na distância, suplantando o anterior detentor Rimac Nevera, que, no dia 8 de abril de 2021, havia conseguido cumprir a mesma distância, mas em 8,55s.
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Ainda sobre estes tempos realizados pelo hiperdesportivo italiano e que foram, inclusivamente, registados em vídeo, vale a pena dizer que não foram presenciados e homologados pelo Guiness World of Records, mas pela Federação de Clubes de Desportos Motorizados da Índia (FMSCI), a entidade indiana que é afiliada da Federação Internacional do Automóvel (FIA).
Até os pneus foram de origem!
A terminar, referir, ainda, que o Pininfarina Battista utilizado nestas tentativas não apresentava qualquer ajuste mecânico específico, mantendo, inclusivamente, os mesmos pneus Michelin Pilot Sport 2 que estão atualmente disponíveis para clientes.
Quanto ao sistema de propulsão, é composto por quatro motores elétricos a debitarem, em conjunto, 1927 cv de potência e 2.300 Nm de binário.
Ainda sobre os recordes agora alcançados, o CEO da Automobili Pininfarina, Paolo Dellacha, veio já garantir que "os futuros proprietários do Battista estão ansiosos para explorar o desempenho sem precedentes desta obra-prima de design e engenharia", sendo que, "os recordes de velocidade – e testes independentes – vieram validar a nossa ambição de criar uma nova geração de hipercarros, luxuosos, liderados pelo Battista, em que a energia elétrica oferece desempenho simplesmente inatingível no mundo dos motores ICE".
Apenas 150... por 2,1 milhões cada
Recordar que o Pininfarina Battista é um hiperdesportivo elétrico do qual estão previstas apenas 150 unidades, todas elas construídas de forma artesanal e com cada uma a demorar cerca de 1.250 horas para ser finalizada. Também por todos estes motivos, qualquer uma das unidades não deverá custar menos de 2,1 milhões de euros.