A desafiar o recordista Nevera. Pininfarina Battista divulga prestações oficiais

Rival director e assumido do recordista Rimac Nevera, o hiperdesportivo elétrico Pininfarina Battista acaba de divulgar as suas prestações.

Apresentado ao mundo há cerca de três anos, o hiperdesportivo elétrico Battista, criação do famoso centro de design Pininfarina, acaba de divulgar algumas das prestações com que promete apresentar-se aos clientes. E que, garante o fabricante, vêm reforçar o posicionamento de candidato à conquista do recorde de automóvel elétrico mais rápido da atualidade.

A divulgação de mais estes dados, relativos a um modelo que se assume como um rival directo do atual detentor do recorde de automóvel elétrico mais rápido do mercado, o Rimac Nevera, foi feita durante a apresentação dinâmica do Pininfarina Battista, no Médio Oriente.

O hiperdesportivo italiano, que anuncia, entre os seus atributos, uma potência combinada de 1.926 cv e um binário máximo de 2.299 Nm de binário, ambos desenvolvidos por um trem de força composto por quatro motores elétricos, surge agora a prometer uma capacidade de aceleração dos 0 aos 100 km/h em não mais que 1,86 segundos (recorde-se que o Nevera, com 1.913 cv, anuncia 1,95s), assim como o alcançar dos 200 km/h em 4,49 segundos.

Segundo o seu fabricante, o Battista consegue acelerar dos 0-100 km/h em 1,86 segundos... e, em seguida, imobilizar-se em apenas 31 metros

Mas se a capacidade de aceleração deste Battista consegue ser ainda mais do que avassaladora, a travagem, promete, igualmente, não ficar atrás, com a Pininfarina a prometer, para o seu hiperdesportivo, uma capacidade de imobilização, quando a 100 km/h, em apenas 31 metros. Algo que, assegura o fabricante, é recorde mundial no que a veículos elétricos diz respeito, além de ser muito melhor do que aquilo que a Pininfarina previa à partida.

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"Estou orgulhoso com o facto do nosso novo hiper-GT elétrico ter conseguido cumprir as promessas que fizemos, aquando da elaboração do plano de desenvolvimento", afirma, em declarações reproduzidas pela britânica Autocar, o director de Produtos e Engenharia da Pininfarina, Paolo Dellacha. Acrescentando que, a combinação de um chassis feito à medida, o ajuste da suspensão, pneus de eficácia comprovada ao longo de muitos milhares de quilómetros de testes e a vectorização do binário dos quatro motores, acabaram fornecendo uma potência sem precedentes", além de permitir que "o Battista seja o carro de estrada com a aceleração mais rápida do mundo".

Relativamente à travagem, Dellacha destaca a opção pelo "incrível pacote técnico [...] que inclui um sistema de travagem em carbo-cerâmica" e que "ajuda o hiper-GT italiano a tornar-se no veículo elétrico de travagem mais rápida no mundo".

Com bateria de 120 kWh e 475 km de autonomia

A terminar, recordar que o Pininfarina Battista, que teve a sua apresentação ao mundo, então ainda como um deslumbrante concept, no Salão Automóvel Genebra de 2019, a que se seguiu a primeira aparição com as especificação já de produção na americana Monterey Car Week, recorre a um sistema de propulsão exclusivamente elétrica com quatro motores, naquela que e uma configuração e solução técnica muito semelhante à do Rimac Nevera, a que se junta uma bateria com a mesma capacidade, de 120 kWh. E que, no caso do hiperdesportivo italiano, consegue carregar a velocidades até 180 kW.

O Pinninfarina Battista anuncia uma autonomia de até 475 quilómetros, graças a uma generosa bateria de 120 kWh
O Pinninfarina Battista anuncia uma autonomia de até 475 quilómetros, graças a uma generosa bateria de 120 kWh

Também graças a estas soluções, o Battista consegue prometer uma velocidade máxima de 349 km/h - o Nevera estabeleceu o recorde do mundo com uma velocidade de ponta acima dos 415 km/h -, assim como uma autonomia, com uma só carga, de até 475 quilómetros - 550 km é quanto o hiperdesportivo croata anuncia como autonomia.

A Pininfarina prevê produzir apenas 150 unidades do Battista, cinco das quais serão uma versão ultra-limitada de nome Anniversario, sendo que, no caso das unidades standard, o preço de entrada já fixado ronda os 2,21 milhões de euros.