Embora apresentado, pela primeira vez, em 2019, só três anos depois, em 2022, a Pininfarina deu a conhecer a versão de produção do seu hiperdesportivo elétrico Battista. Sendo que, foi preciso esperar bastante menos tempo, para agora conhecer a primeira edição especial, Edizione Nino Farina.
Com apresentação desde já agendada para o próximo Festival de Velocidade de Goodwood, em Inglaterra, o Pininfarina Battista Edizione Nino Farina começa por ser uma homenagem não só ao primeiro campeão do mundo na história da Fórmula 1, Nino Farina, que em 1950 venceu o primeiro título de Pilotos ao volante de um Alfa Romeo, mas também à própria Pininfarina. Empresa fundada por Battista Farina e que era, também, tio de Nino.
Assim e com um tal peso histórico, esta edição especial do Battista dificilmente poderia ser encarado como um hiperdesportivo "normal", apresentando-se, antes e para começar, com um pacote exterior verdadeiramente impactante. Graças não só à cor exterior Rosso Nio, completada com pormenores em Bianco Sestriere (Branco) e Iconia Blu (Azul), mas também ao preto no tejadilho e parte superior das portas, à fibra de carbono nos retrovisores, ao grafismo '01' nas laterais e ao dourado (Satin Gold) que reveste as jantes feitas à medida.
LEIA TAMBÉM
A comemorar 60 anos. McLaren leva a Goodwood o impressionante Solus GT
Também com várias soluções no exterior, o Pininfarina Battista Edizione Nino Farina apresenta, depois, um habitáculo repleto de couro e no qual o azul e o vermelho, além da fibra de carbono e alumínio, também marcam presença, acrescidos de bancos desportivos de cores propositadamente contrastantes. Embora ambos com a etiqueta Nino Farina.
[https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/07/PininfarinaBattistaEdizioneNinoFarina2023_destaque2.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/07/PininfarinaBattistaEdizioneNinoFarina2023_jante.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/07/PininfarinaBattistaEdizioneNinoFarina2023_assinatura.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/07/PininfarinaBattistaEdizioneNinoFarina2023_retrovisor.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/07/PininfarinaBattistaEdizioneNinoFarina2023_optica.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/07/PininfarinaBattistaEdizioneNinoFarina2023_asatraseira.jpg]Finalmente e porque a Pininfarina tem previsto produzir apenas cinco unidades desta edição especial, o facto de cada uma delas apresentar uma placa na porta a assinalar um momento específico na vida de Farina, fará com que não existam dois carros iguais.
Com 1.903 cv e 476 km de autonomia…
Igual em todos os carros permanece, pelo contrário, o trem de força original e que tem origem na croata Rimac, sendo composto por um total de quatro motores elétricos, posicionados nas rodas, a debitarem, em conjunto, 1.903 cv e 2.340 Nm de binário. Valores que permitem ao Battista Edizione Nino Farina prometer acelerações dos 0 aos 100 km/h em 1,86s, mas também uma velocidade máxima de 350 km/h.
A fornecer energia a este trem de força, uma bateria de 120 kWh, graças à qual o hiperdesportivo elétrico italiano anuncia uma autonomia de 476 quilómetros em trajecto combinado, já segundo a norma WLTP.
… Mas sem preço conhecido
Como também já é hábito neste tipo de propostas, a Pininfarina não divulga o preço de cada uma das cinco unidades deste Pininfarina Battista Edizione Nino Farina que pensa produzir.
No entanto e se pensarmos que, cada uma das versões standard do Battista, custa qualquer coisa como dois milhões de euros, não parecem restar quaisquer dúvidas de que, esta edição especial e limitada, será verdadeiramente cara!...