Com base no Battista. Pininfarina apresenta a primeira hiper-barchetta elétrica

A Automobili Pininfarina acaba de desvendar o B59, uma irreverente e exclusiva barchetta elétrica baseada no hiperdesportivo Battista.

Anunciada através de um misterioso e escurecido teaser, a mais recente criação da Automobili Pininfarina, com o nome B59, acaba de ser oficialmente desvendada, como uma irreverente barchetta... elétrica. Baseada tecnicamente no já famoso hiperdesportivo Battista e com retoques estéticos do concept Pura, apenas 10 serão produzidas.

Desvendado ainda antes da abertura oficial da Monterey Car Week, nos EUA, este hiper-exclusivo desportivo de dois lugares, sem tecto ou capota, destaca-se, desde logo, pelas linhas verdadeiramente deslumbrantes que compõem a carroçaria. Na qual se faz igualmente notar a mais recente filosofia de design criada pelo fabricante e que teve como primeira materialização o concept de nome PURA.

Já a marcar a diferença face à grande maioria dos speedsters e barchettas, o facto de, neste B59, tanto o condutor, como o passageiro, disporem de pára-brisas aerodinâmicos individuais, inspirados nos aviões de combate antigos, e que, fabricados em policarbonato transparente, com suportes em alumínio, podem ser ajustados eletronicamente.

LEIA TAMBÉM
Chama-se B59. Pininfarina anuncia mais uma surpresa para Monterey

Na unidade que a Pininfarina decidiu levar a Monterey e que é possível admirar nas fotos aqui reproduzidas, destaca-se, ainda, a cor exterior cinza, a que o fabricante decidiu dar o nome de 'Bronzo Superga', e que é complementada com detalhes vários num amarelo de nome 'Giallo Arneis'. Sendo que o carro apresenta ainda vários pormenores em fibra de carbono, além de jantes em alumínio forjado, de 20 polegadas à frente e de 21" atrás, pintadas num preto fosco e com o aro exterior em alumínio.

Já as pinças dos discos de travão, perfeitamente visíveis através das jantes de braços duplos, exibem o já referido Giallo Arneis.

Habitáculo tão ou mais especial

Relativamente ao habitáculo, a Pininfarina promete que consegue ser tão ou mais especial que o exterior do B59, ao exibir um tablier em fibra de carbono, esculpido segundo a imagem de uma asa flutuante, revestida num couro Tan Sustainable Luxury. O mesmo acabamento que, de resto, é possível encontrar também nos bancos, cujos encostos de cabeça são Pied de Poule Houndstooth Luxury Textile, com elementos pretos e brancos.

Não gosta das soluções? Também não é motivo para preocupações, já que a Pininfarina garante que, as possibilidades de personalização deste B59, são quase infinitas!

Um Battista disfarçado

Finalmente e porque o ponto de partida foi o já conhecido Battista, este B59 (que é também uma maneira mais curta de dizer Barchetta 59) socorre-se do mesmo trem de força exclusivamente elétrico utilizado pelo hiperdesportivo, e que, composto por quatro motores, a debitarem uma potência total e combinada de 1.900 cv, consegue garantir acelerações dos 0 aos 100 km/h em menos de 2,0 segundos, assim como uma velocidade máxima acima dos 300 km/h.

Na base do sistema elétrico, uma bateria de iões de lítio com uma capacidade prometida de 120 kWh, a qual, podendo recorrer a carregamentos rápidos (DC) de até 270 kW, deverá conseguir recuperar entre 20 e 80% da sua capacidade, em não mais que 25 minutos.

O preço? Uma bagatela...

Ainda sobre esta proposta que o próprio CEO da Automobili Pininfarina, Paolo Dellachà, qualificou já de "o capítulo mais empolgante na história" da empresa que lidera, o fabricante anunciou que pretende arrancar com a produção apenas em 2025. Ou seja, o mesmo ano em que a empresa completará os 95 anos.

https://youtu.be/G5q4Ike3fhE?si=Vrsfxzf_mPxf_AeJ

Quanto a preços, cada uma das 10 unidades terá um valor base de aquisição de 4,4 milhões de euros... antes de qualquer personalização.