Com mais de 43 anos em produção e recordista de vendas no mercado norte-americano, a mítica pick-up Ford F-150 acaba de ser renovada. Enquanto as alterações no design exteriores foram subtis, o interior foi totalmente revisto. Destaque ainda para a estreia de uma motorização híbrida com base no motor V6 de 3,5 litros.
O modelo automóvel mais vendido no mercado norte-americano, a pick-up Ford F-150, acaba de ser renovado. Entre as principais novidades destaque para a introdução de uma motorização híbrida, com base num motor a gasolina Ford EcoBoost V6 de 3,5 litros, que permite percorrer uma distância superior a 1100 quilómetros entre abastecimentos.
Denominado PowerBoost Full Hybrid pela marca norte-americana, o sistema híbrido da nova F-150 compreende o motor Ford EcoBoost, uma caixa automática de dez velocidades SelectShift, um motor elétrico de 35 kW (integrado na transmissão) e uma bateria de iões de lítio com uma capacidade de 1,5 kWh.
Para não penalizar a capacidade de cargo nem a habitabilidade, a bateria foi instalada por baixo da pick-up. Segundo a Ford, o sistema está preparado para a utilização da bateria em condições de temperatura extremas ou com cargas mais pesadas.
Cinco motorizações
Além do novo Ford EcoBoost Full Hybrid V6 de 3,5 litros, a Ford F-150 também está disponível em mais cinco motorizações. Quatro são a gasolina: V6 de 3,3 litros (290 cv); V6 EcoBoost de 2,7 litros (325 cv); V8 de 5,0 litros (395 cv). V6 EcoBoost de 3,5 litros (450 cv).
A oferta diesel é baseada no V6 Power Stroke de 3,0 litros (250 cv). As potências referidas são as da gama atual, uma vez que a marca não avançou essa informação.
A transmissão da potência às rodas é sempre efetuada por uma caixa de automática de dez velocidades. Será de referir que a tração traseira é de série na F-150, sendo opção o sistema de transmissão integral.
LEIA TAMBÉM
Cooperação Ford Volkswagen. Uma pick-up, dois comerciais e vários veículos elétricos
Em termos estéticos, a Ford foi relativamente conservadora na renovação da imagem exterior da F-150. O capot foi redesenhado e a maioria dos painéis da carroçaria são novos.
A nova assinatura visual em LED procura fazer a diferença. A Ford disponibiliza 11 opções diferentes da grelha dianteira e várias distâncias entre-eixos numa gama que compreende seis níveis de equipamento.
Interior revisto
Mais profunda foi a renovação do interior da Ford F-150. A principal novidade consiste na introdução de um novo ecrã tátil de 12 polegadas, que, em conjunto com o novo painel de instrumentos digital, proporciona uma imagem moderna. Os novos ecrãs táteis são compatíveis com a mais recente versão do sistema Ford Sync.
Na parte inferior da consola central, a Ford refrescou os comandos da climatização, que incluem uns botões específicos para a temperatura. A qualidade percebida dos materiais parece ter melhorado, apresentando agora um aspeto mais premium.
A Ford também introduziu um novo gerador de bordo, que permite estabelecer ligações elétricas através de tomadas no chassis. Denominado ProPower OnBoard oferece uma potência até 2.0 KW nas versões a gasolina e de 2,4 kW (série) ou 7,2 kW (opção) na híbrida.
Segundo a marca, este carregador está preparado para suportar um aquecimento elétrico, uma televisão, colunas de som portáteis, um mini-frigorífico, entre outros. A versão de 7,2 kW também permite alimentar ferramentas para a construção.
Para apoiar as manobras com reboques, a Ford disponibiliza o sistema Pro Trailer Backup Assist, que inclui câmaras e um software específico.