Peugeot introduz tecnologia microhíbrida e novos elétricos

A Peugeot vai introduzir, ainda este ano, tecnologia microhíbrida de 48V e novos modelos elétricos, começando pelo SUV-C E-3008.

A Peugeot vai introduzir, ainda este ano, tecnologia microhíbrida de 48V e novos modelos elétricos, começando pelo SUV-C E-3008. É o projeto E-Lion em marcha que prevê a transição para uma gama totalmente elétrica até 2030.

No âmbito do denominado E-Lion Project, que prevê a transição para emissões zero de toda a gama até 2030, a Peugeot anunciou a introdução ainda este ano de uma nova tecnologia híbrida de 48V e de uma nova geração do SUV-C E-3008 no segundo semestre, seguindo-se pouco depois o lançamento do novo E-5008.

Os objetivos da marca francesa anunciados pela CEO Linda Jackson são ambiciosos e assentam em três pilares: a eletrificação de todos os modelos em 2023; a disponibilização de uma versão elétrica de todos os modelos em 2025; uma oferta totalmente elétrica na Europa em 2030.

Peugeot Inception Concept antecipa a nova geração de modelos elétricos da marca do leão

"O projeto E-Lion vai definir a estratégia da Peugeot como uma marca elétrica e assegurar que nos mantemos ligados ao pulso da sociedade para disponibilizarmos a mobilidade que vai de encontro aos valores da nossa marca", refere Linda Jackson.

A Peugeot sublinha que o projeto E-Lion vai além da eletrificação, sendo uma abordagem de 360º baseada em cinco pontos. Ecossistema, de produtos e sistemas; Experiência do utilizador, do carregamento à conectividade; Elétricos, com base numa gama a bateria; Eficiência, com aposta na maximização das prestações e a minimização do consumo energético; Ambiente, com o objetivo de atingir a meta de emissões líquidas de carbono zero até 2038.

Tecnologia micro-híbrida de 48V

Começando pela transição para a eletrificação, a Peugeot vai introduzir este ano a tecnologia micro-híbrida de 48V nos modelos 208, 2008, 308, 3008, 5008 e 508

O sistema Peugeot Hybrid de 48V consiste numa nova geração do motor a gasolina PureTech com 100 cv ou 136 cv, associado a uma inédita caixa de seis velocidades eletrificada de dupla embraiagem, denominada E-DCS6, que incorpora um motor elétrico com 21 kW. O sistema compreende ainda uma pequena bateria que é recarregada durante a condução. 

Todas as gamas da Peugeot vão receber a tecnologia micro-híbrida de 48V

Segundo a marca do leão, esta tecnologia proporciona mais binário a baixos regimes e uma diminuição de até 15% no consumo de combustível. Em condução urbana, um SUV de segmento C equipado com o sistema Peugeot Hybrid de 48V pode circular mais de 50% do tempo em modo elétrico. 

Novo SUV-C E-3008

Durante a apresentação online E-Lion Project, a Peugeot anunciou o lançamento de cinco novos veículos elétricos nos próximos dois anos: E-308, E-308 SW (a primeira station-wagon elétrica de uma marca europeia), E-408, E-3008 e E-5008.

O primeiro modelo, que vai ser apresentado no segundo semestre de 2003, é o E-3008, um SUV de dimensões médias, que estará disponível em três configurações de motores elétricos, incluindo com dois. A autonomia prevista pode chegar aos 700 quilómetros.

LEIA TAMBÉM
Peugeot vai aumentar a oferta de elétricos

O Peugeot E-3008 vai ser o primeiro modelo lançado com a nova plataforma STLA Medium. Mais tarde será introduzido o E-5008.

Os planos da marca francesa prevêem ainda o lançamento do E-308 e do E-308 SW, que vai receber um novo motor elétrico que desenvolve uma potência de 115 kW (156 cv) e uma autonomia superior a 400 quilómetros em ciclo WLTP. A Peugeot sublinha que é proposta será líder de eficiência no segmento, com um consumo médio de energia de 12,7 kWh.

Peugeot E-308 e E-308 SW vão ter uma autonomia superior a 400 quilómetros