Peugeot. Revelada versão elétrica do Expert

Tal como a Opel e a Citroën, a Peugeot também irá comercializar a versão elétrica da gama de comerciais médios, designada e-Expert.

Tal como a Opel e a Citroën, a Peugeot também irá comercializar a versão elétrica da gama de comerciais médios, designada e-Expert.

Após o Opel Vivaro-e e do Citroën ë-Jumpy, também a Peugeot acabou de revelar a sua versão elétrica do comercial médio do Grupo PSA, o e-Expert. A tecnologia é idêntica à dos modelos da Opel e da Citroën, estando a sua comercialização agendada na Europa para o segundo semestre de 2020.

A cadeia de tração é semelhante à dos novos Peugeot e-208 e e-2008, mas com um redutor adaptado com uma relação mais curta para responder às exigências operacionais de um veículo comercial. O motor elétrico desenvolve uma potência 100 kW (136 cv) e um binário de 260 Nm, sendo alimentado por uma bateria de iões de lítio com uma capacidade de 50 kWh ou 75 kWh, permitindo uma autonomia de até 230 km ou 330 km, respetivamente.

Peugeot e-Expert Compact
Peugeot e-Expert Compact

O novo e-Expert vai oferecer aos utilizadores três modos de condução, selecionáveis a partir do seletor de modo: Eco (60 kW, 190 Nm), em prol da autonomia; Normal (80 kW, 210 Nm), ideal para uma utilização no quotidiano; Power (100 kW, 260 Nm), otimiza as performances em transportes de cargas pesadas. 

Em termos de prestações em modo Power, a marca anuncia uma velocidade máxima de 130 km/h, uma aceleração dos 0 aos 100/h em 13,1 segundos e recuperações de 80 a 120 km/h em 12,1 segundos.

LEIA TAMBÉM
Grupo PSA anuncia estratégia para a eletrificação

O comercial elétrico da marca francesa vai contar com dois modos de travagem, com tipologias adaptadas para a regeneração das baterias: moderado, para sensações semelhantes às de um veículo térmico; aumentado (acessível pela engrenagem "B", de "Brake", situada no comando da caixa), para uma desaceleração acentuada quando se larga o pedal do acelerador.

Peugeot e-Expert: posto de condução
Peugeot e-Expert: posto de condução

O duração do carregamento da bateria varia em função da fonte de alimentação, desde 30 minutos a partir de um posto público de 100 kW (80%) até 47 horas numa tomada doméstica convencional (bateria de 75 kWh). Dependendo das necessidades do utilizador estarão disponíveis dois tipos de carregadores a bordo: monofásico de 7,4 kW (de série) e um trifásico de 11 kW (opcional).

Três comprimentos de carroçaria

O Peugeot e-Expert será proposto nas mesmas versões já disponíveis com motores térmicos. A oferta vai incluir furgões de mercadorias em três comprimentos de carroçaria (Compact, com 4,6 metros, Standard, com 4,95 metros e Longa, com 5,30 metros), Cabina Dupla (cinco ou seis lugares - fixos ou rebatíveis - nas versões Standard e Longa), Chassis Cabina (para transformação por carregadores certificados na versão Standard).

Em termos de imagem, o Peugeot e-Expert mantém o estilo musculado das versões térmicas, complementado por elementos distintivos, incluindo, leões dicroicos (com alterações de cor de acordo com o ângulo de visão), na zona dianteira e traseira, que acompanham a opção "Pack Look", uma abertura de carga na divisória frente esquerda, uma grelha intermédia específica, um monograma "e-Expert" na traseira.

Peugeot e-Expert: painel de instrumentos
Peugeot e-Expert: painel de instrumentos

O habitáculo também apresenta algumas diferenças, destacando-se o cluster analógico com matriz de cores adaptado à versão elétrica, os grafismos específicos para o ecrã tátil central (com Navegação conectada 3D TomTom Traffic, que inclui, a partir de agora, a indicação dos pontos de carregamento e a distância a que os mesmos se encontram, em função da autonomia). O comando de caixa automática "e-Toggle" é novo, assim como o seletor do modo de condução que permite alternar entre os modos Eco, Normal ou Power. Todas as versões recebem um travão de estacionamento elétrico.

Banco Moduwork

A cabina dispõe do assento Moduwork, de três lugares, que oferece uma abertura na antepara e no encosto do banco lateral rebatível. Esta solução possibilita a disponibilização de um piso plano com um comprimento útil aumentado em 1,16 metros, embutido na parte traseira do banco central, ou um volume suplementar à frente, com a redução da lotação de três para duas pessoas a bordo. Por outro lado também pode assegurar uma função de escritório móvel, graças ao tabuleiro

O Peugeot e-Expert será comercializado nos níveis de equipamento PRO e Premium, assim como nas versões Asphalt (para utilização em estrada) e Urban (distribuição de última milha).