Além do modelo mais vendido. Peugeot conclui 2021 como n.º 1 em Portugal

Depois do reinado da Renault, 2021 consagrou a Peugeot como a marca mais vendida em Portugal. Já o Peugeot 2008, foi o modelo mais vendido.

É caso para dizer que o ano de 2021 não podia ter corrido melhor à Peugeot! A demonstrá-lo, os dados da ACAP - Associação Automóvel de Portugal, segundo os quais a marca do leão, não só destronou a rival Renault da liderança do ranking das marcas mais vendidas, como, ainda por cima, conseguiu colocar o 2008 como o modelo mais vendido, no nosso País, no último ano.

Os número já publicados pela ACAP não deixam, de resto, quaisquer dúvidas, ao atribuírem à Peugeot um total de 17.595 veículos ligeiros de passageiros matriculados em Portugal, contra 15.439 unidades matriculadas pela rival Renault. Números que, no caso da primeira, representam uma subida de 11% nas matrículas face a 2020, enquanto, para a marca losango, que durante 23 anos consecutivos liderou o mercado, significou uma quebra de 17%, face ao ano anterior.

Igualmente digno de realce é o facto da Mercedes-Benz ter conseguido manter o terceiro e último lugar do pódio, mesmo com uma quebra nas vendas idêntica à da francesa Renault - 17%. Sendo que, também com perdas, terminou, por exemplo, a Nissan, ao registar uma queda de 18,8% no número de unidades matriculadas.

Graças, também, ao excelente desempenho do 2008, a Peugeot conseguiu arrebatar o título de marca mais vendida, em Portugal, à Renault, em 2021
Graças, também, ao excelente desempenho do 2008, a Peugeot conseguiu arrebatar o título de marca mais vendida, em Portugal, à Renault, em 2021

No entanto e apesar deste número, o título de marca que mais caiu, no mercado nacional, em 2021, não pertenceu à marca nipónica, mas à italiana Fiat. Protagonista de uma queda de 29,5%, ao terminar o ano com apenas 4.980 unidades matriculadas.

Finalmente, no pólo oposto e claramente a subir, em 2021, cotaram-se, além da campeã Peugeot, a Toyota (+26,9%), a Hyundai (+49,3%) e a Dacia (+62%). Esta última, a terminar 2021, inclusivamente, como a marca que maior subida registou nas vendas em Portugal, ao fechar o ano com um total de 5.244 veículos matriculados.

Hoje em dia com uma oferta muito centrada no 500, mas também no Tipo, a Fiat acabou sendo a marca que mais caiu nas vendas, em Portugal, em 2021
Hoje em dia com uma oferta muito centrada no 500, mas também no Tipo, a Fiat acabou sendo a marca que mais caiu nas vendas, em Portugal, em 2021

Peugeot 2008 na liderança

Passando às vendas por modelos, destaque para a subida do crossover francês Peugeot 2008 ao primeiro lugar, destronando, dessa forma, um utilitário cujo reinado já durava há oito anos: o Renault Clio.

Num ano de 2021 claramente triunfal para a marca de leão, o Peugeot 2008 fechou o ano com 6.404 unidades vendidas, mais 33,9% que em 2020, contra 5601 unidades do Clio. O qual, apesar da queda de 29,9% nas vendas e consequente perda do primeiro lugar, ainda conseguiu reter o segundo lugar da classificação.

Depois de oito anos de reinado incontestado, o Renault Clio viu-se, em 2021, ultrapassado pelo conterrâneo Peugeot 2008
Depois de oito anos de reinado incontestado, o Renault Clio viu-se, em 2021, ultrapassado pelo conterrâneo Peugeot 2008

De resto e ajudar à aplacar, igualmente, este revés, para a Renault, surge o facto do terceiro lugar do pódio ter ficado, também, na posse da marca do losango. Neste caso, graças à prestação do crossover Captur, com um total de 5.017 unidades novas matriculadas em 2021, mais 18,6% que em 2020.

Relativamente aos restantes lugares do Top 10, referência para a quinta posição do Mercedes-Benz Classe A, o primeiro modelo oriundo de uma marca premium a surgir neste ranking, com 3.530 veículos matriculados. Número que, ainda assim, representa uma queda de 33,1% para o modelo da marca da estrela, face a 2020.

A estrear uma nova geração, o Dacia Sandero acabou contribuindo, de forma decisiva, para a excelente prestação comercial da Dacia, no nosso País, em 2021
A estrear uma nova geração, o Dacia Sandero acabou contribuindo, de forma decisiva, para a excelente prestação comercial da Dacia, no nosso País, em 2021

Também digno de realce, o sétimo posto do novo Dacia Sandero, com um total de 3.501 matrículas registadas, e a contribuir de forma determinante para o excelente desempenho da própria marca em Portugal, tudo isto, num ranking em que o 10.º e último lugar fica na posse de mais um Peugeot: o crossover 3008, modelo que terminou 2021 com um total de 2.652 unidades matriculadas, sinónimo de uma subida de 29,3%, face a 2020.