A Peugeot continua a somar triunfos no mercado automóvel nacional, depois de terminado o ano de 2023 como a marca mais vendida em Portugal… pelo terceiro ano consecutivo. E, em grande parte, fruto da paixão que os portugueses continuam a nutrir pelo 2008!
Numa altura em que o mercado automóvel atravessa, também em Portugal, um processo acelerado de transformação, a francesa Peugeot mostra que, independentemente das formas e tecnologias de locomoção que se anunciam, continua a ser a preferida dos portugueses.
Segundo dados da ACAP - Associação do Comércio Automóvel de Portugal, a marca do leão conseguiu completar 2023 com um total de 25.815 veículos ligeiros de passageiros e comerciais ligeiros vendidos no nosso País. O que, além de representar uma quota de mercado de 11,3%, é também sinónimo da marca mais vendida, em território nacional.
Este é, de resto, o terceiro ano consecutivo que o fabricante alcança tal feito, sendo que, em 2023, o triunfo foi conseguido com uma margem de 5.877 automóveis, relativamente à segunda marca mais vendida.
LEIA TAMBÉM
Com EV… e preços. Novo Peugeot 3008 já pode ser encomendado em Portugal
Nota, ainda, para o facto da vitória da Peugeot resultar, em grande parte, do sucesso alcançado nos ligeiros de passageiros, com um total de 20.698 unidades transaccionadas e uma quota de 10,4%. A que somou, depois, a liderança nos comerciais ligeiros, com um total de 5.117 veículos comercializados e 17,9% de quota de mercado.
2008 volta a dominar
Quanto a modelos, destaque, obrigatório, para a preferência que os portugueses continuaram a manifestar, em 2023, pelo crossover de entrada de gama 2008, o qual foi não só o segmento B mais vendido, como também o SUV. Este último, um segmento que a marca francesa venceu, também,"à geral", com a tríade 2008/3008/5008 a alcançar um total de 10.016 unidades vendidas, sinónimo de uma quota de mercado no mercado SUV em torno dos 10,8%.
Ao mesmo tempo e já no segmento médio, vitória, entre as carrinhas, para a 308 SW, com um total de 2,187 unidades comercializadas. Resultado que representa, igualmente, uma quota de mercado superior a 22,5%.
Líder também nos eletrificados
Finalmente, referência, ainda, para a vitória alcançada pela marca do leão no campeonato das motorizações elétricas e eletrificadas, não somente entre os ligeiros de passageiros, como também nos comerciais ligeiros… e na soma de ambos.
Ainda de acordo com os números da ACAP, a marca francesa vendeu, no ano transacto, 3.174 automóveis ligeiros de passageiros 100% elétricos a bateria (8,2% de quota de mercado) e 702 veículos comerciais ligeiros zero emissões (28,2%), enquanto, na vertente PHEV (híbridos plug-in), as vendas totalizaram as 2.282 unidades (8,4%).
Desta forma, a Peugeot terminou 2023 como a marca generalista mais vendida no mercado português de baixas emissões, com um volume total de vendas de 5.456 unidades e uma quota de mercado de 8,3%.