Depois de algumas antevisões, eis que a Peugeot acaba de dar a conhecer, na plenitude, o seu mais recente concept, Inception, o qual, segundo o próprio fabricante, exibe não apenas o design, como também as soluções tecnológicas, que poderá admirar em futuros carros da marca. Mais concretamente, já a partir de 2025.
Apresentado no Consumers Electronic Show atualmente a decorrer em Las Vegas, EUA, o Peugeot Inception Concept anuncia-se como o futuro do automóvel, com o emblema do leão na grelha frontal. E que, além da inquestionável postura felina, surge marcado, logo à partida, por uma enorme superfície vidrada - nada mais, nada menos, que 7,25 metros de vidro.
Segundo o fabricante, esta enorme superfície é constituída por vidro semelhante ao concebido para utilização na arquitectura, a que foi adicionado um tratamento multicromático com óxidos metálicos, idêntico ao estreado pela NASA no revestimento das viseiras dos capacetes dos astronautas. Vidro a que foi dado o nome de Narima e que tem como particularidade variar o reflexo consoante cores reflectidas, o que ajuda a resolver, tanto as questões térmicas, como de UV, no habitáculo.
Ainda no exterior, umas elaboradas jantes aerodinâmicas de nome "Aerorim" e com uma simetria igual às do Peugeot 408, com 20", além de uma cor exterior exclusiva e cuja principal vantagem é o menor consumo de energia na sua aplicação. Isto, ao mesmo tempo que, à frente, a iluminação estreia uma assinatura de luz totalmente nova, embora com as três emblemáticas garras, protegida atrás de uma só peça de vidro a toda a largura e que também reveste a grelha frontal, além de esconder todos os sensores.
Com i-Cockpit e Hypersquare a estrear
Já no habitáculo futurista, a presença da próxima geração do i-Cockpit, acompanhado de um novo ecrã tipo tablet com comandos elétricos digitais 'Hypersquare', que vem inclusivamente, substituir as ligações mecânicas da direcção por um sistema steer-by-wire. Sendo que, a juntar a estas novidades, uma maior aplicação da Inteligência Artificial, a permitir, por exemplo, a presença de uma 'Tech Bar' na superfície exterior das portas, destinada não apenas a passar mensagens assim que condutor e ocupantes se aproximam, mas que também integrando todos os radares laterais necessários à condução. O que permite oferecer uma lateral totalmente lisa, à excepção na zona mais baixa das portas, a qual consegue alargar-se, como forma de melhorar a aerodinâmica.
[https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/01/PeugeotInceptionConceptCES2022_volante.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/01/PeugeotInceptionConceptCES2022_interior.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/01/PeugeotInceptionConceptCES2022_volantemaos.jpg]Fechadas as portas e com os ocupantes instalados em bancos mais imersivos, com comandos mais baixos, além de envolvidos por materiais que, segundo pode ler-se no comunicado divulgado pelo fabricante, "brincam com os seus reflexos coloridos para banir o preto", ao mesmo tempo que procuram "redefenir o conceito de durabilidade", a capacidade do próprio carro adequar automaticamente o ambiente em redor segundo as preferências de todos os ocupantes. Com o condutor a ganhar, igualmente, um invulgar volante retangular, claramente inspirado nos videojogos, mas que, com a ativação do modo de condução autónoma, facilmente desaparece, juntamente com o cockpit e restante tablier, proporcionando uma relaxante visibilidade da paisagem em redor.
A prometer 800 km e menos de 3,0s nos 0-100 km/h
Desenhado com base na plataforma STLA Large da Stellantis, o Inception apresenta dimensões exteriores que passam por um generoso comprimento que chega aos 5 metros, embora também especialmente baixo - não mais que 1,34 metros de altura.
LEIA TAMBÉM
Peugeot Inception Concept é a antevisão de uma nova gama EV
Equipado com tecnologia de 800V, o novo concept da Peugeot recorre a uma bateria de 100 kWh, que deverá permitir-lhe, de acordo com os números avançados pelo fabricante, cumprir um total de 800 km, com uma só carga. Resultado, igualmente, de um consumo diminuto de apenas 12,5 kWh, a cada 100 km realizados.
De resto, a Peugeot destaca ainda a capacidade desta mesma bateria de recuperar o equivalente a 30 km de autonomia, em não mais que um minuto, assim como 150 km, em cinco minutos. Tudo isto, com o carregamento a poder ser feito sem recurso a qualquer cabo, ou seja, por indução.
Quanto a prestações, a promessa de uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em menos de 3 segundos, resultado de um trem de força composto por dois motores elétricos, que, além de garantirem tracção permanente às quatro rodas, permitem anunciar uma potência combinada próxima dos 680 cv, refere a marca francesa.
Para passar à realidade já em 2025
Ainda sobre este Inception Concept, a Peugeot anuncia que as soluções aqui desvendadas têm como propósito passar para os futuros veículos de produção, inclusive, os mais compactos.
Quanto a datas para concretização de tal objectivo, a marca do leão assume a vontade de começar esse processo já a partir de 2025.