Peugeot. Eletrificação alargada ao Traveller

A partir do segundo semestre estará disponível, o Peugeot e-Traveller. Será proposto em duas versões de bateria e três comprimentos de carroçaria.

A partir do segundo semestre estará disponível, o Peugeot e-Traveller. Será proposto em duas versões de bateria e três comprimentos de carroçaria. Autonomia pode chegar aos 330 km

Após o anúncio da eletrificação da gama de comerciais médios Expert, a Peugeot irá estender este tipo de solução ao modelo de passageiros Traveller, que será o primeiro da marca do leão a propor uma oferta dupla em termos de autonomia.

O Peugeot e-Traveller será disponibilizado em duas capacidades de bateria, 50 kWh e 75 kWh, que oferecem níveis de autonomia de 230 km e 330 km, respetivamente. A cadeia de tração elétrica é semelhante à dos novos Peugeot e-208 e Peugeot e-2008, integrando um motor elétrico com potência máxima de 100 kW e um binário de 260 Nm.

O Peugeot e-Traveller será comercializado em três comprimentos de carroçaria: Compacto (4,60 m), Standard (4,95 m) e Longo (5,30 m). A maioria das versões apresenta uma altura limitada a 1,90 m, garantido o acesso à maioria dos parques de estacionamento subterrâneos.

O Peugeot Traveller vai receber uma versão elétrica, com duas opções de bateria
O Peugeot Traveller vai receber uma versão elétrica, com duas opções de bateria

Para responder às diferentes necessidades do mercado, assim como às múltiplas utilizações de profissionais e particulares, o Peugeot e-Traveller contará com duas gamas dedicadas ao transporte de pessoas e ao lazer.

Versões Navette e Combispace

Assim, para clientes profissionais e especialistas em transporte de passageiros - táxis, veículos de turismo com condutor, hotéis, shuttles - a marca francesa disponibiliza a versão Navette, com os níveis de equipamento Business (5 a 9 lugares) e Business VIP (6 a 7 Lugares).

LEIA TAMBÉM
Peugeot. Revelada versão elétrica do Expert

Os passageiros da versão Navette podem contar com assentos independentes em couro e com apoios de braços na segunda e terceira fila, ou bancos deslizantes divididos em 2/3 - 1/3.

O nível de equipamento VIP da versão Navette oferece quatro bancos independentes e opostos ou cinco lugares, climatização tri-zona com difusão suave e tetos em vidro escurecidos.

Já para clientes particulares, a proposta do e-Traveller consiste na versão Combispace, disponível nos níveis de equipamento Active e Allure, e configurações de cinco a oito lugares.

Design adaptado

O painel de bordo do Peugeot e-Traveller recebeu elementos de design específicos

O design foi adaptado em função da especificidade da versão elétrica do Traveller, destacando-se os leões dicróicos (processo que faz mudar a cor consoante o ângulo de visão) à frente e atrás, a porta de carregamento no guarda-lamas dianteiro esquerdo, a grelha intermédia.

O habitáculo, por sua vez, conta com um painel de instrumentos analógico com matriz de cores adaptada ao modo elétrico, grafismos específicos no ecrã tátil central com navegação 3D conectada ao TomTom Trafic, que integra os postos de carregamento disponíveis. O comando da caixa automática "e-Toggle" é novo, enquanto o seletor de modos de condução permite escolher os modos Eco (60 kW), Normal (80 kW) ou Power (100 kW).

O Peugeot e-Traveller disponibiliza dois modos de travagem, com tipologias adaptadas de regeneração da energia: moderado, para sensações semelhantes a um veículo de combustão; aumentado (ou B) para uma desaceleração acentuada ao libertar o pedal do acelerador. Será de referir que todas as versões estão equipadas com travão de estacionamento elétrico.

Em termos de performance, a marca anuncia uma velocidade máxima limitada eletronicamente a 130 km/h e uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em 13,1 segundos.

Carregamentos de 30 minutos a 31 horas

Para carregamento externo da bateria estão disponíveis dois carregadores de bordo: 7,4 kW (série) ou 11 kW (opção). O carregamento completo da bateria pode durar entre 31 horas (bateria de 50 kW) ou 47 kW (bateria de 75 kW) numa tomada standard (8A). A duração pode diminuir, respetivamente, para 15 horas ou 23 horas numa tomada reforçada de 16A.

Para um processo mais rápido será recomendável a opção por uma wallbox de 7,4 kW ou 11 kW, que permite recuperar a capacidade total de uma bateria de 75 kW em 11h30 ou 7h30. O Peugeot e-Traveller pode ser 'abastecido' num posto público de 100 kW e neste caso é possível recuperar 80% da capacidade total da bateria de 50 kW em 30 minutos ou em 45 minutos na de 75 kW.

A bateria está coberta por uma garantia de oito anos ou 160 mil quilómetros para 70% da sua capacidade de carga.

O Peugeot e-Traveller será comercializado no mercado europeu a partir do segundo semestre deste ano. A oferta elétrica da marca será complementada pelo Peugeot e-Expert Combi, que se destina essencialmente a associações, clubes desportivos ou transporte de funcionários. Esta versão menos sofisticada será disponibilizada com lotação de dois a nove lugares.