A Peugeot vai introduzir um terceiro modelo na sua gama de comerciais elétricos. Trata-se do e-Partner, que será proposto em dois comprimentos de carroçaria e duas silhuetas. A bateria de 50 kWh permite uma autonomia de até 275 km.
Após o anúncio do início da comercialização no próximo outono dos comerciais compactos elétricos Citroën ë-Berlingo Van e Opel Combo-e chegou agora a vez de ser revelado o terceiro mosqueteiro das marcas do Grupo PSA: o Peugeot e-Partner.
O novo furgão compacto, que estará disponível em dois comprimentos de carroçaria - Standard e Longo - e duas silhuetas - furgão de três lugares e furgão misto de cinco lugares - virá juntar-se aos modelos e-Expert e e-Boxer, complementando a oferta de veículos comerciais da Peugeot.
A marca do leão tem elevadas expetativas para este modelo porque pode responder à esmagadora maioria das necessidades operacionais dos utilizadores.
Os estudos da marca indicam que cerca de 80% dos condutores de veículos comerciais percorrem diariamente menos de 200 quilómetros. Por outro lado, modelo Partner foi o comercial ligeiro mais procurado no ano passado pelas empresas e pelos profissionais individuais em Portugal, com vendas totais de 4350 unidades.
Segundo a Peugeot Portugal, o e-Partner está preparado para responder às necessidades de todos os tipos de utilização e de clientes: profissionais de diversos serviços (floristas, canalizadores, eletricistas); empresas que se preocupam com a imagem eco-responsável (entregas); organismos públicos que necessitam de uma viatura com emissões zero, vocacionada para o transporte de mercadorias entre diversas instalações e locais).
Para utilizações ainda específicas - ambulâncias, viaturas de bombeiros ou de polícia, estruturas isotérmicas - estão disponíveis transformações executadas por empresas especializadas.
Autonomia até 275 km
O novo Peugeot e-Partner foi desenvolvido a partir da plataforma multienergias EMP2 do Grupo PSA, que integra um motor elétrico que desenvolve uma potência de 100 kW (136 cv) e um binário máximo de 260 Nm disponível desde o arranque.
A linha motriz elétrica - motor elétrico, inversor e carregador-conversor de corrente contínua /corrente alterna - é semelhante a do Peugeot e-Expert. Em termos de prestações em modo Power, a marca anuncia uma velocidade máxima de 130 km/h, uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em 11,2 segundos e recuperações de 80 a 120 km/h em 8,9 segundos.
O motor elétrico é alimentado por uma bateria de iões de lítio com uma capacidade de 50 kWh que permite uma autonomia de até 275 quilómetros. Para carregar a bateria, o Peugeot e-Partner disponibiliza dois tipos de carregadores a bordo: monofásico de 7,4 kW e trifásico de 11 kW.
LEIA TAMBÉM
Grupo PSA. Eletrificação chega aos comerciais compactos em 2021
Em função da infraestrutura são possíveis vários tipos de carregamento: a partir de um carregador rápido, sendo que a regulação térmica da bateria permite utilizar carregadores de 100 kW e obter 80% da carga em 30 minutos; com recurso a Wall Box de 11 kW, permitindo uma carga completa em 5h com o carregador trifásico a bordo (11 kW); a partir de Wall Box de 7,4 kW, permitindo uma carga completa em 7h30 com o carregado monofásico a bordo (7,4 kW); a partir de uma tomada reforçada (16A), para uma carga completa em 15 horas; a partir de uma tomada standard (8A), para uma carga completa em 31 horas.
Peugeot i-Cockpit digital
A versão furgão do Peugeot e-Partner vai ser comercializada com o banco Multiflex de 3 lugares, que dispõe de uma porta divisória interior e um assento elevável do banco lateral.
Esta configuração permite aumentar o comprimento de carga para 3,09 metros e 3,44 metros nas versões Standard e Longa, respetivamente. Além disso, oferece uma função de escritório móvel, graças à mesa integrada nas costas rebatíveis do banco central, podendo este último ser orientado para o lado do passageiro ou do condutor.
O posto de condução recebe o Peugeot i-Cockpit, que passa a estar disponível com dois novos painéis de instrumentos, que permitem aceder a todas as informações necessárias para a operação de um veículo elétrico.
O painel de instrumentos analógico, que é de série, está adaptado à gestão do veículo elétrico e conta com: um indicador de energia (powermeter) para a visualização do nível de consumo (ECO para otimização de energia ou POWER para potência máxima) ou do nível de recuperação de energia (CHARGE); um indicador de consumo dos acessórios de conforto térmico (aquecimento, ar condicionado); um indicador do nível de carga da bateria; um cluster a cores para visualização dos fluxos de energia, rastreamento da carga (em curso ou diferida), as informações do computador de bordo e a autonomia.
Em opção é proposto um painel de instrumentos totalmente digital, com um painel digital de alta definição de dez polegadas.
O painel de instrumentos possui vários modos de apresentação dos dados e das informações, acessíveis através de um comando rotativo no volante, permitindo ao condutor configurar o seu Peugeot i-Cockpit exatamente a seu gosto. Isto inclui, por exemplo, a apresentação da navegação, da gestão dos fluxos elétricos ou das ajudas à condução de forma totalmente personalizável.
Quatro níveis de equipamento
A versão Standard do furgão oferecem um volume útil de carga de até 3,8 m3, aumentando para de até 4,4 m3 na Longa. A carga útil pode chegar aos 800 kg e a capacidade de reboque até 750 kg.
O Peugeot e-Partner vai ser comercializado nos níveis de equipamento Pro, Premium, Asphalt (para grandes deslocações) e Grip (para condições de difícil acesso).
O novo Peugeot e-Partner será comercializado no segundo semestre de 2021, sendo a sua produção assegurada pela fábrica de Vigo, na Galiza.