Apostada numa mais rápida afirmação da mobilidade elétrica na Europa, a Peugeot estreia o programa "Peugeot Allure Care", uma extensão de garantia de até 8 anos ou 160.000 km para os seus elétricos, e que é apresentada juntamente com outra novidade, a tecnologia ChatGPT. Ambas a disponibilizar, também, nos dois novos elétricos que surgirão ainda em 2024, o E-408 e o E-5008.
Apresentada durante aquela que foi a segunda edição do chamado "Peugeot E-Lion Day", esta nova extensão de garantia de até 8 anos ou 160.000 km, que a marca francesa pretende que seja sinónimo de maior tranquilidade para todos os proprietários de um veículo elétrico (EV) Peugeot, vai estar disponível, numa fase inicial, apenas com a nova geração E-3008. Cuja chegada ao mercado nacional está prevista apenas para a próxima Primavera (abril ou maio), sendo que todas as unidades contarão já com a extensão.
Ainda sobre este novo programa, coube ao director de Marketing e Comunicação da Peugeot, Phil York, explicar que a garantia será disponibilizada a todos os clientes que adquiram um E-3008, sendo, a partir daí, automaticamente renovada, a cada dois anos ou 25.000 quilómetros, após manutenção efectuada na rede oficial da marca.
Criado com o propósito de abranger, no futuro, todos os modelos 100% elétricos do fabricante, juntamente com este novo programa que visa proporcionar "aos clientes a tranquilidade de que necessitam para dar o salto" para a Mobilidade Elétrica, afirmou York, a Peugeot anunciou, ainda, a introdução da tecnologia ChatGPT em toda a sua gama de veículos de passageiros e comerciais ligeiros. Para já, disponível apenas em cinco mercados-piloto (França, Espanha, Alemanha, Reino Unido e Itália) e antes de uma implementação mais alargada, já a partir do segundo semestre de 2024.
Integrado no conhecido Peugeot i-Cockpit e contando com o apoio do assistente de voz "OK Peugeot", o ChatGPT foi apresentado como uma ferramenta capaz de assegurar uma maior e melhor interacção entre o condutor e veículo, e sem necessidade de passagem pelo concessionário ou oficina. Já que, segundo afirmou a CEO da Peugeot, Linda Jackson, a sua instalação será feita via OTA, ou seja, "Over-The-Air".
Dois novos elétricos ainda para 2024
Igualmente importante no esforço assumido pela marca de francesa de tornar-se a marca líder do mercado elétrico europeu até 2025, a continuação do projecto E-Lion, com o qual a Peugeot pretende "proporcionar o acesso a uma mobilidade sustentável a todos os seus clientes", diz Linda Jackson, e que resultará, ainda este ano, no reforço da oferta zero emissões com mais dois "leões": a versão 100% elétrica do crossover-coupé 408, o E-408, e a variante também exclusivamente elétrica do novo 5008, denominada E-5008.
LEIA TAMBÉM
Novo Peugeot E-3008. Autonomia com estilo
No entanto e ainda antes da chegada destas duas novas propostas, a importância do papel do novo E-3008, para o qual a marca anuncia uma autonomia de até 700 km, acrescida das vantagens decorrentes do programa Free2Move Charge. Solução disponível para todos os EV do fabricante e que garante o acesso a mais de 600.000 pontos de carregamento em toda a Europa, incluindo, 77.000 carregadores rápidos. Nos quais, o E-3008 consegue obter energia para mais 100 km, com apenas 10 minutos ligado à tomada.
Sustentabilidade e Educação
Igualmente integrado neste "push" em prol da Mobilidade Elétrica, o reafirmar, por parte da Peugeot, da ambição de contribuir para uma economia circular, nomeadamente, através da aplicação uma estratégia baseada nos "4Rs - Reconstruir, Reparar, Reutilizar e Reciclar". Apostando não somente na utilização de materiais mais sustentáveis, mas também numa maior longevidade dos veículos, assim como na reciclagem dos EV em fim de vida (com recuperação, recondicionamento e comercialização das peças ainda viáveis) e respectivas baterias.
Esforços com os quais a Peugeot assume querer contribuir para um futuro melhor, não só mediante a concretização do almejado objectivo de tornar-se uma empresa com zero emissões de carbono até 2038, mas também e até lá, uma promotora da educação das populações com vista a um mundo mais sustentável.
Algo que o fabricante promete fazer através de uma segunda parceria, para além da já celebrada com a associação científica e pedagógica de defesa dos oceanos 'Under The Pole', com a instituição de caridade britânica 'Born Free', a qual trabalha na protecção da vida selvagem e das áreas naturais, em países como o Quénia.