Até 52 km de autonomia EV e consumos de gasolina de 1,3 l/100 km convidam a utilizar o Peugeot 508 SW Hybrid para além dos limites do casa/trabalho. Um cenário a explorar com cuidados.
Cada vez mais populares, os híbridos com bateria recarregável, como Peugeot 508 SW Hybrid, rapidamente se afirmaram como uma das melhores soluções no combate às emissões. Contando com 30 a 50 km de autonomia EV, os consumos dos primeiros 100 km facilmente se situam na casa dos 2 l/100 km. Depois, logo se vê…
Uma realidade que não é alheia à Peugeot, que anuncia 52 km de autonomia EV e 1,3 l/100 km para o Peugeot 508 SW Hybrid. Na prática triplicou o consumo, o que não deixa de ser um bom resultado para um bloco 1.6 a gasolina com quatro cilindros e 180 cv. Mesmo contando com a ajuda de um motor elétrico de 110 cv para desenvolver os 225 cv de potência máxima combinada.
Carregar é preciso
Tudo em ordem… desde que se consiga repor os 11,8 kWh da bateria a intervalos regulares. De preferência a cada 100 km. Não foi o nosso caso. Utilizando as wallboxs da Peugeot, que reduzem para 1h45 as sete horas que a bateria demora a carregar numa tomada normal, o 508 SW Hybrid não traz ficha tipo 2.
Percorremos silenciosamente uma mistura equilibrada de estrada e cidade, embalados pela progressividade caraterística dos automóveis elétricos. Os 135 km/h de velocidade máxima em modo EV permitem circular em autoestrada com pouco mais do que um distante sussurro aerodinâmico.
Concluídos os primeiros 100 km, com 38 km em modo EV, o computador de bordo apresentava uma média de 3,9 l/100 km. Mais do que o anunciado, mas ainda melhor do que os 4,7 l/100 km calculados para o Diesel BlueHDi de 130 cv.
Caixa automática de oito velocidades
Com quatro cilindros, 1598 cc e turbo, o motor a gasolina PureTech desenvolve 180 cv às 6000 rpm. Sendo um sistema híbrido, trabalha com uma versão específica da caixa automática de oito velocidades. Denominada e-EAT8, a transmissão troca o conversor de binário das motorizações de combustão por uma embraiagem multidisco. Alterações que, para além de acrescentarem 60 Nm ao binário, prometem uma condução mais interativa.
Não é o forte deste Peugeot 508 SW Hybrid. Mesmo puxando pelo modo de condução Sport, para agilizar a resposta dos amortecedores adaptativos, direção e motor, o conforto continua a ser a nota dominante. Direção e suspensão mantêm a estrada à distância, enquanto o motor não chega a entusiasmar.
Os 8,2 segundos anunciados para o arranque até aos 100 km/h são um valor interessante para uma carrinha com 1820 kg, mas falta-lhe elasticidade nos regimes médios. A resposta é mastigada, sem que se possa culpar a falta de carga da bateria, uma vez que o sistema garante uma reserva de energia para estas situações.
Fazer as contas
Sem a ajuda daqueles 38 km EV, os consumos disparam. Mesmo praticando a condução mais eficiente, não foi possível baixar dos 8,4 l/100 km. O 508 SW Hybrid convida-nos a ser passageiros. Por muito cuidado que se tenha no trato do acelerador, é normal ver a autonomia do depósito de gasolina descer dez quilómetros por cada três quilómetros conduzidos.
Confortável e muito silencioso, mesmo quando a condução recai sobre o motor térmico, o Peugeot 508 SW Hybrid é um híbrido para desfrutar com moderação. De preferência em situações que permita carregar a bateria a cada 100 km. Assim, gasta menos de 4 l/100 km e apresenta-se como alternativa ao Diesel. Caso contrário, o BlueHDi continua a ser a melhor opção. Até porque tem preços desde os 32 780 €, contra os 46 000 € do híbrido.