A terceira geração do Peugeot 508 vai renascer como um SUV-Coupé elétrico, no âmbito da alteração mais profunda de toda a oferta da marca francesa nas últimas décadas. O objetivo deverá ser concorrer com propostas como o Tesla Model 3.
A partir de 2025, os automóveis elétricos da Peugeot vão abandonar o legado da arquitetura do PSA Group e irão adotar as novas plataformas modulares STLA da Stellantis para veículos elétricos, a quais irão não só ser introduzidas na insígnia do leão, como, também, nas 13 marcas "irmãs".
O protótipo Peugeot Inception é a primeira visão da importância decisiva das novas plataformas na mudança técnica radical nos veículos elétricos da marca gaulesa, onde se inclui um novo hardware para uma direção sem fios, funções avançadas de condução autónoma, motores bastante mais potentes e baterias com maior autonomia e carregamento mais rápido.
A Peugeot teve o cuidado de frisar que não tem planos para fazer uma versão de produção do Inception. Todavia, as suas proporções penetrantes e contidas, assim como a silhueta baixa e longa aproximam-no muito do conceito da segunda geração Peugeot 508, que está em comercialização desde 2018, sendo, portanto, um sério candidato a ser substituído assim que chegar o primeiro modelo elétrico baseado na arquitetura STLA.
Peugeot 508 terá sucessor
O futuro do 508 tem sido incerto porque as vendas no tradicional segmento D, constituído por berlinas e carrinhas, caíram drasticamente face à crescente popularidade dos SUV, obrigando à descontinuação de modelos como o Ford Mondeo, Opel Insignia e Volvo S60. Contudo, a CEO da Peugeot, Linda Jackson, afirmou recentemente que a marca não tem intenção de acabar com as linhas daquele modelo durante o processo de reinvenção.
"Temos excelentes modelos e queremos manter a gama com as mesmas dimensões. Por isso só temos de refrescar cada um dos nossos modelos quando chegar a altura".
Uma imagem posterior da nova geração elétrica da Peugeot mostra um fast-back comprido na linha do 508, juntamente com os sucessores do 208 e 308, além de três SUV.
Enquanto o sucessor do 508 deverá manter a mesma designação, as suas linhas serão fortemente revistas e deverá ser subtilmente reposicionado com o objetivo de procurar aumentar a sua popularidade, bem como estabelecer uma maior proximidade com os restantes modelos da gama. Será de referir que todos terão um design fortemente influenciado pelo Inception.
O sucessor do atual 508 deverá ter uma maior altura ao solo para ir de encontro à evolução do mercado para os crossover, mantendo, no entanto, à sua silhueta convencional de berlina.
Melhoria da eficiência
Linda Jackson afirma que este novo enquadramento de segmentos, iniciado pelo Peugeot 408, irá proporcionar o melhor compromisso entre eficiência e sentido prático para a nova geração de veículos elétricos.
"Não acredito que alguém esteja a dizer que os SUV vão desaparecer porque ainda continuam a ser tão populares como anteriormente, mas temos de encontrar formas de os tornar mais aerodinâmicos e começar a mudar para silhuetas ligeiramente diferentes".
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A CEO da Peugeot reconhece que a posição de condução mais elevada e a maior modularidade oferecida pelos SUV são fatores determinantes para o seu sucesso, mas afirma que a introdução de novas carroçarias neste segmento poderá ser acompanhada por melhorias na eficiência, na autonomia e na redução de emissões de dióxido de carbono.