Também PSE. Peugeot 508 atualiza-se com novo rosto e motores PHEV

A Peugeot deu a conhecer a mais recente evolução da sua berlina maior, 508, com novo rosto e motorizações eletrificadas, para junho 2023.

Tal como prometido, a Peugeot deu hoje a conhecer a mais recente evolução da sua berlina maior, o 508, também nas variantes SW e a mais "raçuda" Peugeot Sport Engineered (PSE). Todas elas, a estrearem o novo rosto do leão, além de novas motorizações eletrificadas, para comercialização já a partir de junho de 2023.

Até aqui um dos poucos modelos da gama ainda com a identidade antiga da marca, o Peugeot 508 torna-se, no entanto e com a renovação agora apresentada, o ponta de lança estilístico da marca do leão, ao adoptar uma renovação profunda, nomeadamente, da dianteira, que não esconde, inclusivamente, a inspiração no concept Inception.

Principal novidade na secção frontal, é, sem dúvida, a assinatura luminosa de três garras, integradas nos faróis Matrix LED (de série em toda a gama) especialmente finos, a que se junta uma nova grelha frontal, com o novo emblema da marca ao centro, e que passa a integrar o pára-choques. Sendo que, no caso da versão Peugeot Sport Engineered (PSE), a grelha adopta uma decoração específica, que alterna entre o preto brilhante e texturizado.

Renovado, o Peugeot 508 ganha novo rosto, a par de novas motorizações eletrificadas
Renovado, o Peugeot 508 ganha novo rosto, a par de novas motorizações eletrificadas

Depois e a par de um novo conjunto de jantes de 18", denominadas 'Epherra', a novidade, na traseira, de farolins LED que também incorporam o design das três garras, além de disporem de indicadores de mudança de direcção deslizantes. Pormenor que não deixa de destacar-se num corpo que pode envergar uma de sete cores, três das quais novas (Branco Okenite, Azul Eclipse e Cinzento Titane), além de três níveis de acabamento - Allure, GT e Peugeot Sport Engineered.

Com a mesma habitabilidade, mas mais tecnologia

Sem alterações na plataforma, o que faz com que anuncie 4,75 m de comprimento (4,79 m a SW) e 1,86 m de largura (com espelhos rebatidos), além de uma distância entre eixos de 2,79 m, o renovado Peugeot 508 mantém, igualmente, a habitabilidade já conhecida, a par de uma capacidade de carga que, na berlina, pode variar entre os 487 e os 1.537 litros, já com os traseiros rebatidos. Sendo que, no caso da SW, os valores sobem para os 530 e 1.780 litros... com portão de abertura elétrica e automática, mediante passagem do pé por baixo do pára-choques traseiro.

A atualização trouxe igualmente um incremento da tecnologia
A atualização trouxe igualmente um incremento da tecnologia

Incrementada foi, também, a tecnologia a bordo, com o modelo a ganhar, no já conhecido Peugeot i-Cockpit, um novo sistema de infotainment Peugeot i-Connect Advanced, além de um painel de instrumentos digital de 12 polegadas com novos modos de visualização e um ecrã central táctil a cores de 10 polegadas. Através do qual é possível aceder a um maior número de tecnologias de ajuda à condução e que vão desde os sistemas que permitem anunciar Nível 2 de condução autónoma, até ao accionamento da travagem autónoma de emergência, a manutenção na faixa de rodagem, os sensores de estacionamento, ou da câmara traseira.

De resto, o novo 508 dispõe, ainda, de câmara de visão nocturna capaz de detectar peões, ciclistas e até animais, Cruise Control Adaptativo e faróis de máximos de accionamento automático, sem esquecer reconhecimento por voz, a navegação por satélite, as duas entradas USB, o sistema de carregamento wireless de smartphones e o emparelhamento via Apple CarPlay ou Android Auto.

Híbridos a estrear... mas também Diesel

Novidades, ainda, nas motorizações, com o renovado 508 a receber duas soluções híbridas plug-in, ambas baseadas num mesmo bloco a gasolina PureTech, com 150 cv e 180 cv, respectivamente. Com a versão Hybrid 180 a acrescentar um motor elétrico de 81 kW como forma de anunciar uma potência conjunta de 180 cv, ao passo que o Hybrid 225 recorre ao mesmo motor de elétrico, mas para passar a anunciar 225 cv de potência.

Ambas as motorizações dispõem, de série, de caixa automática e-EAT8 de 8 velocidades.

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Especificamente para a mais raçuda versão Peugeot Sport Engineered, uma solução híbrida plug-in a assegurar, inclusivamente, tracção às quatro rodas, de nome Hybrid4 360. E que, conjugando um bloco PureTech de 200 cv com dois motores elétricos (um de 81 kW, acoplado à caixa automática, e outro, de 83 KW, atrás), permite os tais 360 cv, apoiados pela mesma caixa e-EAT8.

Tanto este Hybrid4 360, como os anteriores Hybrid 180 e Hybrid 225, recorrem a uma bateria de iões de lítio de 12,4 kWh e com uma potência de 102 kW, a qual, embora a Peugeot nada refira sobre o tema, deva ser capaz garantir, a exemplo do que já acontece no 308, autonomias 100% elétricas acima dos 60 quilómetros.

Chegado o momento de carregamento e graças, também, à presença a bordo de um carregador monofásico de 3,7 kW proposto de série, ou de 7,4 kW disponível como opcional, esta bateria pode ser recarregada em 1h40m através de uma wallbox de 7,4 kW (32 Amperes), em 3h25m numa tomada reforçada de 14 Amperes, ou, então, em 7h05m, recorrendo a uma tomada padrão de 8 Amperes.

A atualização agora desvendada abarca não apenas a berlina, como também a SW e a versão PSE
A atualização agora desvendada abarca não apenas a berlina, como também a SW e a versão PSE

Finalmente e para quem procurar uma motorização mais conservadora, a possibilidade de encomendar o 508 com um motor BlueHDi 130 EAT8, sinónimo de um motor Diesel de quatro cilindros com 1,5 litros de cilindrada e 130 cv de potência, combinado com caixa automática.

Para junho

A terminar e embora sem quaisquer indicação de preços, para já, a garantia, deixada pela Peugeot, de que o renovado 508 chegará aos concessionários nacionais, nas suas diferentes carroçarias e versões, já em junho.