Anunciado como o Peugeot de série mais potente de sempre, o novo 508 Peugeot Sport Engineered (PSE) já tem data de chegada a Portugal: 15 de maio. Isto, com preços a partir de 68.795€.
Proposta tanto no sedan, como na SW (carrinha), a nova versão Peugeot 508 Peugeot Sport Engineered (PSE) ostenta em si o savoir-faire da divisão de competição da marca do leão, a Peugeot Sport, a qual optou por um sistema de propulsão híbrido plug-in, a anunciar, não somente uma potência total de 360 cv, como também um binário máximo de 520 Nm.
Na base deste sistema, um motor a gasolina PureTech, a debitar, por si só, 200 cv de potência. E que a marca francesa decidiu conjugar com um motor elétrico de 81 kW (110 cv), posicionado à frente, para, em seguida, entregar a transmissão da potência às rodas da frente, a uma caixa automática eletrificada de oito velocidades.
Ainda presente, um segundo motor elétrico no eixo traseiro, a anunciar uma potência máxima de 83 kW (113 cv), assim como uma bateria de 11,8 kW, para armazenagem da energia. A qual pode ser reposta através de um carregador embarcado de 3,7 kW, que permite carregamentos, em menos de 7 horas, quando ligado a uma tomada doméstica standard; em 4 horas, quando numa tomada de 16A; em 1h45, quando tendo à disposição de uma Wall Box de 32 amperes.
LEIA TAMBÉM
O leão mais potente de sempre. Peugeot apresenta o 508 Peugeot Sport Engineered
Uma vez totalmente carregada, a bateria permite autonomias eléctricas até 46 km, já segundo o protocolo WLTP.
Também graças a estas tecnologias, a garantia de uma capacidade de aceleração dos 0 aos 100 km/h em não mais que 5,2 segundos, com os primeiros 1.000 metros a serem alcançados, a partir de uma posição imobilizada, em 24,5 segundos. E as recuperações dos 80 aos 120 km/h a não levarem mais do que 3,0 segundos.
Já a velocidade máxima, surge limitada a 250 km/h, mas apenas por culpa de um restritor electrónico que impede que o ponteiro continue.
Com cinco modos de condução
A favorecer uma condução que a Peugeot pretende que seja o compromisso perfeito "entre conforto e comportamento de elevada qualidade", soluções como a otimização da amortização variável em três modos (Comfort/Hybrid/Sport), uma menor altura ao solo com vias ampliadas em 24 mm na frente e 12 mm atrás, discos nos travões dianteiros com 380 mm de diâmetro e pinças fixas de quatro pistões, e jantes de 20 polegadas com pneus Michelin Pilot Sport 4S.
Disponível, ainda, um sistema de modos de condução com cinco possibilidades: Electric, para uma utilização com recurso exclusivamente aos motores elétricos e, como tal, sem quaisquer emissões; Comfort, opção que, utilizando o modo de propulsão híbrido, aposta, como o próprio nome indica, no conforto; Hybrid, sinónimo de utilização dos dois tipos de propulsão, consoante as necessidades do momento, procurando sempre optimizar os consumos; Sport, para um maior prazer de condução, aproveitando os 360 cv de potência e adequando a resposta da direcção, suspensões, pedal do acelerador e coloração digital do motor; e, finalmente, 4WD, a opção indicada para uma motricidade máxima, em situações de pouca aderência.
A partir de 15 de maio
Em Portugal, onde esta versão Peugeot 508 PSE surgirá disponível, tanto com a carroçaria da berlina, como na configuração carrinha (SW), os preços de entrada surgem fixados nos 68.795€ e 70.295€, respectivamente.
Tanto um, como outro, prometem estar disponíveis, na rede oficial de concessionários da Peugeot, no nosso País, já a partir de 15 de maio.