A Peugeot apostou na originalidade para fazer a diferença no novo 408, cujo estilo procura fazer a síntese possível entre uma berlina, um SUV e um coupé. A versão de topo deste SUV-Coupé é a GT Plug-In Hybrid de 225 cv, que aposta no conforto, espaço e refinamento.
Para todos aqueles que não se revêem num SUV tradicional e procuram uma solução alternativa, a Peugeot propõe a mais recente geração do 408, que se posiciona no topo do segmento C, entre o 3008 e o 508. Entre as suas caraterísticas distintivas destaque para o estilo tipo "fastback" da carroçaria que procura fazer a combinação das linhas de uma berlina, de um SUV e de um coupé.
A secção frontal do SUV-Coupé da Peugeot é dominada pelo capot longo, posicionado entre os guarda-lamas elevados. A tecnologia Matrix LED utilizada na iluminação possibilitou a adoção de faróis ultra-finos, dando origem a uma assinatura luminosa que se estende para baixo com duas tiras de LED em forma de presas, as quais mergulham no pára-choques.
A grelha na cor da carroçaria, os guarda-lamas elevados, as aberturas decorativas pretas, as proteções laterais e o efeito dinâmico "fastback são elementos que marcam o estilo exterior do 408. Na secção traseira destaque para o recorte invertido do imponente pára-choque, para a porta da bagageira e as denominadas "orelhas" de gato que criam um corredor aerodinâmico ideal em direção ao spoiler da porta da bagageira.
Prioridade à habitabilidade
Com um comprimento exterior de 4,69 metros e uma largura de 1,86 metros com os espelhos rebatidos, o Peugeot 408 utiliza uma versão prolongada da plataforma multi-energias EMP2 com uma distância entre-eixos de 2,79 metros. Graças às vias amplas - 1,60 metros em ambos os eixos - jantes de 20" e altura de 1,48 metros, assenta solidamente na estrada.
Contudo, nem tudo são rosas porque a reduzida altura dificulta o acesso aos lugares traseiros, especialmente se a pessoa tiver uma estatura um pouco mais elevada. Além disso, a linha de tejadilho não prejudica apenas a acessibilidade traseira, mas também a bagageira porque a altura encontra-se limitada pela chapeleira.
[cycloneslider id="peugeot-408-gt-plug-in-hybrid-225_exterior"]Na versão híbrida com bateria recarregável externamente, a bagageira oferece um volume útil de 471 litros, que pode ser ampliado até aos 1545 litros, graças ao rebatimento dos assentos traseiros na proporção 60:40. Nas versões GT essa operação pode ser efetuada a partir da mala.
Qualidade construção
A longa distância entre-eixos permitiu a criação de um habitáculo espaçoso, onde o conforto é nota dominante. Aos ocupantes dos lugares traseiros não falta espaço para as pernas.
O habitáculo do Peugeot 408 carateriza-se por uma cuidada qualidade de construção, com os materiais nobres a ocuparem as zonas de maior visibilidade. O posto de condução é dominado por um volante compacto e pelo painel de instrumentos digital de 10", localizado ao nível dos olhos, com efeito de 3D no nível de equipamento GT.
O painel de instrumentos digital pode ser totalmente personalizado e dispõe de vários modos de visualização (Navegação Conectada TomTom, Radio/Media, Ajudas à condução, Fluxo de energia) que podem ser alterados diretamente a partir do painel de controlo.
Na parte central do painel de bordo encontra-se um segundo painel digital tátil de 10", colocado ligeiramente abaixo relativamente ao painel de instrumentos digital, que preside à linha de i-toggles totalmente configuráveis de funções como a climatização, contactos telefónicos, estações de rádio ou apps.
A posição de condução encontra-se com facilidade, graças às possibilidades de regulação elétrica do assento do condutor. Os bancos são bastante confortáveis e oferecem um excelente apoio lombar, mas deixam o condutor numa posição que nem é SUV nem berlina.
O condutor pode selecionar entre os vários modos oferecidos pela caixa automática de oito velocidades através de um comando localizado na base da consola central. Além dos comandos tradicionais neste tipo de transmissão (R, N, D) existem dois botões adicionais para colocar a caixa em parque (P) e um outro B (Brake) que ativa a travagem regenerativa nos veículos equipados com motorizações híbridas plug-in. Além disso, existe um seletor do programa de condução que permite escolher os modos Elétrico, Híbrido e Sport.
Boa gestão do sistema híbrido
Uma das opções da gama Peugeot 408 é a motorização híbrida plug-in de 225 cv, que combina um motor a gasolina PureTech de 1598 cc com 180 cv com um motor elétrico de 81 kW, sendo o sistema gerido por uma caixa automática de oito velocidades. A potência é transmitida às rodas dianteiras.
O Peugeot 408 Plug-In Hybrid pode percorrer entre 62 a 64 quilómetros em modo elétrico, em ciclo WLTP, graças à energia fornecida por uma bateria de iões de lítio com uma capacidade de 12,4 kWh. Para recuperar a carga são propostos dois tipos de carregadores de bordo: 3,7 kW, que é de série; e 7,4 kW, em opção. Em função da potência de carregamento, a bateria pode demorar entre 7h05m (tomada doméstica de 8 A) e 1h55m (wallbox de 7,4 kW de 32 A e carregador de 7,4 kW). Com o carregador de 3,7 kW de série, a bateria fica carregada em 3h25m.
[cycloneslider id="peugeot-408-gt-plug-in-hybrid-225_interior"]Apesar do aspeto dinâmico e desportivo das formas da carroçaria, o comportamento dinâmico do Peugeot 408 Plug-In Hybrid 225 não corresponde a essa perceção, já que se carateriza pela suavidade e refinamento, sendo o sistema híbrido exemplar na forma como faz a gestão entre os dois motores.
A resposta é mais do que suficiente na esmagadora maioria das situações, sendo possível acelerar dos 0 aos 100 km/h em 7,8 segundos e alcançar uma velocidade máxima de 233 km/h. O isolamento é outro dos pontos positivos, o que se deve aos vidros dianteiros e traseiros e às janelas com vidro laminado. Só em acelerações mais intensas é que se nota um ruído mais intenso oriundo do motor a gasolina.
Condução refinada
O Peugeot 408 GT Plug-In Hybrid 225 proporciona uma condução suave, que se deve a um filtro criado entre as rodas e o volante, enquanto as suspensões conseguem absorver com bastante eficácia as irregularidades do piso.
Dos três modos - Elétrico Híbrido e Sport - o intermédio será o mais adequado porque faz a gestão da bateria em função das necessidades, dando sempre prioridade à circulação em modo elétrico, mesmo quando a bateria está descarregada. Isto deve-se ao sistema de regeneração do sistema de travagem que consegue recuperar alguma energia, mesmo que isso não seja percetível para o condutor.
Anunciando 62 a 64 quilómetros de autonomia em modo elétrico, o 408 GT Plug-In Hybrid 225 promete consumos de 1,2 l/100 km, mas o melhor que conseguimos foram 59 quilómetros e 3,0 l/100 km. Com bateria descarregada, a média pondera aumenta para os 6,4 l/100 km.
Equipamento de topo
A dotação de série é um dos fortes argumentos do Peugeot 408, desde o nível de entrada Allure, que inclui travão de estacionamento elétrico, câmara traseira, faróis com tecnologia LED, vidros laterais traseiros e óculo traseiro escurecidos, Peugeot i-Cockpit, painel de instrumentos digital, navegação conectada e i-Toggles, tampa da bagageira automática.
O nível de equipamento GT da unidade ensaiada acresce jantes em liga leve de 20", vidros dianteiros laminados e acústicos, faróis Matrix com tecnologia LED e faróis traseiros LED 3D, Peugeot i-Cockpit com painel de instrumentos 3D e estofos em couro TEP / Alcântara e tecido Fraxx Knit.
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Para apoiar a condução, o Peugeot 408 conta com o pack Drive Assist 2.0, que inclui cruise control adaptativo com Stop & Go em combinação com o assistente de manutenção na faixa de rodagem. Em vias com duas faixas de rodagem, o sistema permite uma mudança de faixa semiautomática, possibilitando a ultrapassagem do veículo da frente e o regresso à faixa, entre os 70 e os 180 km/h.
A vigilância de ângulo morto de longo alcance e alerta de tráfego traseiro são outros auxiliares preciosos à condução.
Veredicto positivo
Proposto a partir de 50.700 euros, o Peugeot 408 GT Plug-In Hybrid 225 distingue-se pelo estilo original que combina os traços de uma berlina, de um SUV e de um coupé. O nível de equipamento completo é condizente com o seu posicionamento no topo do segmento C.
Mas os seus argumentos principais consistem no amplo espaço disponível no habitáculo, o refinamento e suavidade da condução e baixos custos com energia, desde que se tenha a hipótese de carregar a bateria sempre que possível. Para muitas deslocações diárias pendulares, uma autonomia em modo elétrico de 50 quilómetros permite fazer quase toda a semana a eletrões, desde que, naturalmente, a bateria esteja carregada. Para deslocações maiores ao fim de semana ou em férias, uma média ponderada de 6,4 l/100 km também está longe de ser escandalosa.
Peugeot 408 GT Hybrid Plug-In 225
Preço 50.700€
Motor Gasolina 4 cil, 1598 cc + elétrico
Potência 225 cv às 6000 rpm
Binário 360 Nm às 500 - 2500 rpm
Transmissão Dianteira, Auto., 8 vel.
Peso 1706 kg
Comp./Larg./Alt. 4,69/1,85/1,48 m
Dist. entre eixos 2,79 m
Mala 471 - 1545 l
Desempenho 7,9 s 0-100 km/h; 233 km/h Vel. Máx.
Consumo 1,3 (3,0*) l/100 km
Emissões 26 g/km
* Medições Turbo
GOSTÁMOS
- Conforto
- Insonorização
- Imagem
NÃO GOSTÁMOS
- Bagageira
- Acesso traseiro
- Visibilidade traseira