Depois o hatchback, em Agosto, a Peugeot acaba de arrancar com a fase de encomendas para a nova carrinha 308 SW. Com preços a partir de 26.200€ e chegada das primeiras unidades prevista para o final do primeiro trimestre de 2022.
Apontada como a versão que maior peso terá nas vendas do modelo, em Portugal, a nova Peugeot 308 SW apresenta-se com um design renovado, melhor arsenal tecnológico, assim como uma ampla oferta de motores, dos quais fazem já parte novas motorizações híbridas plug-in.
Anunciando um crescimento de 55 mm (2,732 m) na distância entre eixos da plataforma EMP2, a proposta da Peugeot para o importante segmento C europeu destaca-se, ainda, por um comprimento de 4,64 m (+6 cm), um pára-brisas mais inclinado e recuado, além de uma altura 20 mm mais baixa (1,44 m).
A aproveitar estes atributos, não somente uma aerodinâmica fortemente melhorada, traduzida num coeficiente de aerodinâmica de 0,277 e num SCx de 0,618, como também e já no interior, inúmeros espaços de arrumação, maior modularidade (2.ª fila de banco rebatível 40/20/40) e uma capacidade de carga que vai dos 608 aos 1634 litros. Aproveitando, igualmente, um portão de accionamento elétrico e um piso de bagageira com duas posições.
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Já no capítulo da tecnologia, soluções como os projectores dianteiros com tecnologia LED (nas versões de topo, com Peugeot Matrix LED Technology), um mais evoluído Peugeot i-Cockpit, novo touchscreen central de 10 polegadas de alta definição, fichas USB C e função wireless, novos i-toggles configuráveis, reconhecimento por voz 'OK Peugeot' e novo sistema de ar condicionado.
No apoio ao condutor, a introdução de ajudas à condução semiautónoma de nova geração, nomeadamente, através do pack Drive Assist 2.0 (disponível no início de 2022) com Cruise Control Adaptativo com função Stop & Go e ajuda à manutenção do veículo na faixa de rodagem, com três novas funções para vias com dupla faixa de rodagem: mudança semiautomática de faixa, recomendação antecipada da velocidade e adaptação da velocidade em curva.
Com dois blocos híbridos plug-in
Passando às motorizações, destaque, particular, para as duas novas motorizações híbridas plug-in, HYBRID 225 e-EAT8 e HYBRID 180 e-EAT8, ambas com bateria de iões de lítio de 12,4 kWh de capacidade e 102 kW de potência. Sendo que, para carregamento, um carregador monofásico de 3,7 kW (série) e um outro, também monofásico, de 7,4 kW (opcional), permitindo tempos de carga que variam entre a 1h55 (wallbox 32A) e as 7h05 (tomada standard 8A).
Como motores térmicos, três derivações do mesmo três cilindros 1,2 litros PureTech a gasolina - PureTech 110 cv CVM6, PureTech 130 cv CVM6 e PureTech 130 cv EAT8 -, além de um quatro cilindros 1,5 litros Blue HDi 130 S&S, disponível tanto com caixa manual de seis velocidades (CVM6), como com transmissão automática de oito relações (EAT8).
A partir de 26.200€
Finalmente e no que diz respeito a preços, um valor de entrada de 26.200€ para a versão Active Pack 1.2 PureTech 110 cv CVM6, ao passo que, com o nível de equipamento de Allure, um preço 29.300€ com 1.2 PureTech 130 cv CVM7 ou 32.700€ com turbodiesel 1.5 BlueHDi 130 cv CVM6. Ou 30.200€ (1.2 PureTech 130 cv CVM6) e 33.600€ (1.5 BlueHDi 130 cv CVM6), no Allure Pack.
Subindo ao nível de equipamento GT, um preço de entrada de 37.950€ para o 1.2 PureTech 130 cv EAT8 e de 37.950€ para o 1.5 BlueHDi 130 cv EAT8, ao passo que, com o topo de gama GT Pack, os valores iniciais sobem para os 36.600€ (1.2 PureTech 130 cv EAT8) e 40.000€ (1.5 BlueHDi 130cv EAT8).
No caso das motorizações híbridas, um Active Pack HYBRID 180cv e-EAT8 por 38.550€, com o topo da oferta a ser o GT Pack HYBRID 225cv e-EAT8, por 47.650€.